ROTAER D-AMDT 42/21 Ver mudanças

Tancredo Neves ( SBCF ) / BELO HORIZONTE, MG 19 37 28S/043 58 19W
AD INTL PUB BH AIRPORT 30NNW UTC-3 VFR IFR L21 , L26 829 (2720)

16 - L4 , L9 [7] , L12A - ( 3600x45 ASPH 75/F/B/W/T L14A , L15 , L18 ) - L9 [7] , L12A - 34

SBBS (CINDACTA 1)
COM -
TORRE CONFINS 118.200 121.500 [1] [4]
SOLO CONFINS 121.900
TRÁFEGO CONFINS [4] 121.000
ATIS CONFINS [5] 127.850
RDONAV -
VOR/DME CNF 114.4 1933.49S/04402.91W
LOC/DME 16 ICF [2] 109.7 1938.76S/04357.45W
ILS/DME 34 ITN 110.30 1937.30S/04358.80W
CMB- TF RFFS - CAT CIVIL - 9
MET - MET CIVIL –

[6]

AIS - [6] [8] [9] [10] AIS CIVIL – [6] [8] [9] [10]

RMK -

OBSTÁCULO DE AERÓDROMO
  1. OBS OBST NEG LGTD(TORRE) COORD 193903S0440516W ALT 1062,5M
  2. OBS OBST NEG LGTD (TORRE) COORD 193720S0440822W ALT 1043,0M
  3. OBS OBST NEG LGTD (TORRE) COORD 193735S0440831W ALT 1043,0M
  4. OBS OBST NEG LGTD (TORRE) COORD 193748S0440838W ALT 1039,4M
  5. OBS OBST NEG LGTD (ANTENA) COORD 193832S0440915W ALT 1009,4M
  6. OBS OBST NEG LGTD (ARVORE) COORD 193906S0440949W ALT 1012,0M
  7. OBS OBST NEG LGTD (ANTENA) COORD 194301S0440821W ALT 1026,5M
  8. OBST (Torre) NEG LGTD COORD 193956,57S/0435549,87W ELEV 888M, em processo de remoção.
  9. OBST (TORRE) NEG LGTD COORD 193737,63S/0440826,29W ELEV 1097,68M
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. PRB voo de treinamento de PROC IFR, TGL, CHEQUE ANAC ou demais tipos de voo que interfiram nos PROC de DEP e ARR do AD, exceto aeronaves militares decoladas de SBLS em voo de experiência, MON TIL FRI 0000/0059 0900/1500 1800/2359 SAT 0000/0300 0900/ 1500 SUN 0000/0059 2100/2359. Nos demais horários estas OPS somente com prévia AUTH do respectivo órgão ATS.
  2. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC
  3. O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4E ou inferior
  4. Restrição a classes e tipos de ACFT: - ACFT WO EQPT RDO; - GLD; - ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT; - FLT de ultraleves motorizados, - FLT de aeronaves experimentais
  5. Restrição aos serviços aéreos: - Lançamento de objetos ou pulverização; - Reboque de ACFT; - Lançamento de paraquedas; - FLT acrobático
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. ACFT de Aviação Geral que for operar em SBCF, deverá solicitar autorização à BH Airport em até 01 hora de antecedência da sua operação através do Site BH Airport. Na aba BH Airport / Aviação Geral, clique para ser encaminhado para o preenchimento do formulário eletrônico. Após o recebimento da solicitação, o Centro de Operações Aeroportuárias (APOC) enviará para o e-mail cadastrado na solicitação à AUTORIZAÇÃO DA OPERAÇÃO. Quando necessário, o APOC solicitará ajustes nas informações e essas deverão ser regularizadas em até no máximo 30 minutos antes da operação, caso contrário a solicitação será CANCELADA. Em caso de dúvidas, contatar o Centro de Operações Aeroportuárias (APOC) através do e-mail: apoc@bh-airport.com.br
  2. Empresas Aéreas Não Regulares que forem operar em SBCF deverão enviar mensagem de solicitação de Slot no formato SMA IATA, com pelo menos 48 horas de antecedência à data da sua operação, para o e-mail slot@bhairport.com.br . Para solicitação de Slot com tempo igual ou inferior a 48 horas, a mensagem de solicitação de Slot no formato SMA IATA deverá ser enviada para o e-mail apoc@bh-airport.com.br . A aprovação da solicitação de pouso de Aeronave de Empresa Aérea Não regular será enviada através da mensagem de aprovação Slot no formato SMA IATA . Em caso de dúvidas, contatar o Centro de Operações Aeroportuárias (APOC) através do e-mail: apoc@bh-airport.com.br
  3. Para aeronaves com envergadura menor ou igual à 14,99m somente com motor a pistão, é permitida a saída das posições de estacionamento 216 a 225, mesmo com a posição adjacente ocupada, por meios próprios com o giro (steering/pião) de 180 graus à esquerda da visada do piloto. Aeronave terá que ter a capacidade de sair da posição de estacionamento pelo seu lead-out
  4. Para aeronaves com envergadura igual à 15m e inferior a 17m somente com motor a pistão, é permitida a saída da posição de estacionamento 216 a 224, obrigatoriamente com a posição adjacente livre, por meios próprios com o giro (steering/pião) de 180 graus à esquerda da visada do piloto. Aeronave terá que ter a capacidade de sair da posição de estacionamento pelo seu lead-out
  5. Para aeronaves com envergadura igual ou superior à 17m, com motor a pistão ou jato, é compulsória a utilização de push-back tratorado para saída de qualquer posição de estacionamento.
  6. Todos os modelos de aeronave com motor à Jato, é compulsória a utilização de push-back para saída de qualquer posição de estacionamento
  7. Para as aeronaves modelo CESSNA 208 - Caravan, é permitida a saída da posição de estacionamento 216 a 225, mesmo com a posição adjacente ocupada, por meios próprios com o giro (steering/pião) de 180 graus à esquerda da visada do piloto. Aeronave terá que ter a capacidade de sair da posição de estacionamento pelo seu lead-out
  8. OBS concentração de pássaros nas proximidades da RWY 16/34 e no prolongamento da THR 34
  9. OBS na APCH para RWY 34, não confundir com AD Lagoa Santa à direita da trajetória.
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
16 3600 3900 3600 3600 -7,75 S19 37 25
W043 58 41
34 3600 5000 3600 3600 -7,75 S 19 38 53
W 043 57 20
COMPL -
  • [1] EMERG
  • [2] Back course NO AVBL. LLZ NO AVBL além de 35DEG de cada lado do curso
  • [4] DCL
  • [5] D-ATIS
  • [6] Autoatendimento
  • [7] MEHT: a. RWY 16 - 61FT b. RWY 34 - 63FT
  • [8] Recebimento de PLN e MSG de atualização TEL (21) 2174-7510
  • [9] Alocação de SLOT (21) 2174-7500 E 0800-282-6612
  • [10] Cadastro de usuários SIGMA (21) 2101-6680
TEMP (0)

Suplementos AIP (1)

N0084 | 12/08/21 AUXÍLIOS-RÁDIO À NAVEGAÇÃO E AO POUSO

- ILS CAT I RWY 34 não utilizável. 

1) Dias e horários: H24 

Período: De 12 de agosto de 2021, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2021, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.19

NOTAM (21)

AGA

F1852/21 R F1639/21 22/10/2021 21:37
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/1937S04358W005
DIST DECLARADAS RWY 16/34 MODIFICADAS PARA: TORA TODA ASDA LDA RWY 16: 2720M 3020M 2720M 3600M RWY 34: 3600M 5000M 3600M 3600M

ORIGEM: SDIA F22103B8

F1851/21 R F1638/21 22/10/2021 21:34
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/1937S04358W005
RWY 16 FST 880M CLSD PARA TKOF DEVIDO OBRAS

ORIGEM: SDIA F22103B8

F1845/21 N 21/10/2021 21:17
Q) SBBS/QMDCH/IV/NBO /A /000/999/1937S04358W005
DIST DECLARADAS DA RWY 16/34 MODIFICADAS PARA: TORA TODA ASDA LDA RWY 16: 2720M 3020M 2720M 2720M RWY 34: 2720M 2720M 2720M 2720M

ORIGEM: SDIA F22103B8

F1842/21 R F1636/21 21/10/2021 20:57
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/1937S04358W005
FST 880M DA RWY 16 E ULTIMOS 880M DA RWY 34 CLSD PARA LGD E TKOF DEVIDO WIP

ORIGEM: SDIA F22103B8

F1840/21 R F1635/21 21/10/2021 20:33
Q) SBBS/QMXLC/IV/M /A /000/999/1937S04358W005
TWY A BTN TWY B E C2 CLSD DEVIDO WIP

ORIGEM: SDIA F22103B8

F1839/21 N 21/10/2021 20:27
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/1937S04358W005
RWY 16/34 CLSD DEVIDO OBRAS

ORIGEM: SDIA F22103B8

F1837/21 N 21/10/2021 17:57
Q) SBBS/QMXLC/IV/M /A /000/999/1937S04359W005
TWY QUEBEC BTN TWY JULIET E FOXTROT 2 CLSD DEVIDO PRKG CONTINGENCIAL DE ACFT

ORIGEM: SDIA A770878D

F1797/21 R F1713/21 20/10/2021 16:00
Q) SBBS/QLPCS/IV/BO /A /000/999/1937S04358W005
PAPI (APAPI) (L9A) RWY 16 INSTL

ORIGEM: SDIA F8F06E22

F1795/21 R F1710/21 19/10/2021 19:21
Q) SBBS/QLPAS/IV/BO /A /000/999/1937S04358W005
PAPI L9 RWY 16 U/S

ORIGEM: SDIA 554D7EBA

F1794/21 R F1615/21 19/10/2021 19:00
Q) SBBS/QLAAS/IV/NBO /A /000/999/1937S04358W005
ALS FLASH CAT I U/S

ORIGEM: SDIA ED470437

F1793/21 R F1708/21 18/10/2021 19:13
Q) SBBS/QFTAS/I/B /A /000/999/1937S04358W005
TRANSMISSOMETRO RWY 16 U/S

ORIGEM: SDIA 58C63A52

F1698/21 N 05/10/2021 19:39
Q) SBBS/QFFAH/IV/NBO /A /000/999/1937S04358W005
COMBATE DE INCENDIO E SALVAMENTO OPR CAT 9 HR SER MON THU SAT SUN 1800-2130. DEMAIS HR OPR CAT 7

ORIGEM: SDIA 37432379

F1531/21 R F0984/21 16/09/2021 18:08
Q) SBBS/QLPAS/IV/BO /A /000/999/1937S04358W005
PAPI RWY 34 (BARRA DIREITA) U/S

ORIGEM: SDIA 7C2583DB

F1529/21 R F0993/21 16/09/2021 17:58
Q) SBBS/QFTAS/I/B /A /000/999/1937S04358W005
TRANSMISSOMETRO RWY 34 U/S

ORIGEM: SDIA 0016B8BF


ATM

F1853/21 R F1709/21 23/10/2021 00:59
Q) SBBS/QPIAU/I/NBO /A /000/999/1937S04358W005
IAP RNP RWY 16 NEG AVBL

ORIGEM: SDIA E79D1BC4


CNS

F1750/21 R F1668/21 14/10/2021 19:03
Q) SBBS/QILAS/I/NBO /A /000/999/1937S04358W005
ILS LOC RWY 16 U/S

ORIGEM: SDIA A8153CCD

F1530/21 R F1425/21 16/09/2021 18:04
Q) SBBS/QIGAS/I/NBO /A /000/999/1937S04358W005
ILS GP RWY 16 U/S

ORIGEM: SDIA 49D08EC3

F1183/21 R F0942/21 03/08/2021 01:11
Q) SBBS/QISAS/I/NBO /A /000/999/1937S04358W010
ILS CAT1 RWY 34 U/S

ORIGEM: SDIA 633C37A7


OTR

F1682/21 N 02/10/2021 16:17
Q) SBBS/QOAXX/IV/BO /A /000/999/1937S04359W005
AIS OPR NA MODALIDADE DE AUTOATENDIMENTO

ORIGEM: SDIA C081357E

F1672/21 N 02/10/2021 00:08
Q) SBBS/QOAXX/IV/BO /A /000/999/1158S05228W005
AIS CENTRO DE INFORMACOES AERONAUTICAS CGNA (CAIS CGNA) INSTL, ZONA SERVIDA ABSORVIDA: CENTRO DE INFORMACOES AERONAUTICAS DE BRASILIA E SALA AIS CONFINS, DESATIVADOS A PARTIR DE 04 OCT 21, 1200 HR RMK: SERVICOS PRESTADOS: 1)RECEBIMENTO DE PLN E MSG ATUALIZACAO TEL (21) 2174 7510 2)ALOCACAO DE SLOT (21) 2174-7500 E 08002826612 3)CADASTRO DE USUARIOS SIGMA (21) 2101-6680

ORIGEM: SDIA 8FCBE5D2

F1445/21 N 10/09/2021 14:15
Q) SBBS/QOBXX/IV/M /AE /000/999/1937S04358W005
OBST (TORRE) NEG LGTD COORD 193956,57S/0435549,87W ELEV 888M EM PROCESSO DE REMOCAO

ORIGEM: SDIA 83BC9E51


Nascer/Por do Sol

08:16

21:02


METAR

270000Z 10010KT 9999 FEW048 BKN080 21/19 Q1022=

TAF

262100Z 2700/2724 13005KT 9999 FEW035 TN19/2709Z TX28/2717Z BECMG 2701/2703 CAVOK BECMG 2704/2706 10005KT BECMG 2712/2714 06008KT BECMG 2715/2717 SCT030 BECMG 2719/2721 09008KT CAVOK RMK PGN=


Cartas (38)

ADC


AOC


IAC


PDC


SID


STAR


VAC



Rotas Preferenciais (0)