ROTAER D-AMDT 28/22 Ver mudanças

Galeão - Antônio Carlos Jobim ( SBGL ) / RIO DE JANEIRO, RJ 22 48 36S/043 15 02W
AD INTL PUB/MIL INFRAERO 13/NE UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 8.51 (28)

10 - L5 , L9 [1] , L11A , L12A - ( 4000x45 CONC 78/R/A/W/T L14A , L15 , L19A , [2] L20A ) - L4 , L9(2.95) [1] , L11A , L12A - 28

15 - L4 , L9 [10] , L12A - ( 3180x47 ASPH 73/F/B/X/T L14A , L15 ) - L9 [10] , L12A - 33

SBCW (CRCEA-SE)
COM -
TORRE GALEÃO [5] 118.000 118.200 121.500 [4]
SOLO GALEÃO 121.650 128.350 [7]
TRÁFEGO GALEÃO [3] 121.000 135.100 [3] [7]
ATIS [6] 127.600
PÁTIO GALEÃO 121.950 130.675 [7] 131.050 [13]
RDONAV -
VOR/DME PCX 114.6 2242.92S/04251.45W
IM ITB 75 2248.14S/04315.44W
OM ITB 75 2249.75S/04321.72W
ILS/DME 15 IJB 110.5 2249.81S/04314.22W
ILS 10 CAT II ITB 109.3 2247.48S/04312.86W
VOR/DME CXI 112.30 2249.02S/04315.60W
ILS/DME 28 ILM 111.50 2248.16S/04315.51W
MM ITB 75 2248.25S/04315.84W
CMB- TF SER - S1   RFFS - CAT - 10
MET - MET CIVIL –

(21) 3398-3057 CMA 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11

MET MIL –

CMM 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12

AIS - [8] [11] AIS CIVIL – [8] [11] (21) 3398-3016 AIS MIL – [9] [12] (21) 3398-4631

RMK -

DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. O pátio nº. 1 é destinado às ACFT: em voo internacional, comerciais em voo doméstico, executivas, de órgãos do governo, táxis aéreos e, em situações excepcionais, helicópteros para transbordo de passageiros de e para voos comerciais.
  2. O pátio nº. 5 é destinado às ACFT: de aviação geral doméstica, de aviação comercial para manutenção ou estadia prolongada, cargueiros, de transporte militar; do CAN; helicópteros; desviadas de outros aeroportos por motivos técnicos ou meteorológicos, exceto as previstas para o pátio nº. 1; da ponte aérea Rio/São Paulo, em caráter eventual.
  3. As ACFT militares com destino ao pátio militar do SBGL deverão efetuar chamada na frequência de operações em 122,5 MHz.
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO
  1. OBS OBST NEG LGDT: Edificação nas COORD 224829,70S/0432110,14W, ELEV 60M.
  2. OBS OBST LGDT:
    Edificação nas COORD 224831,51S/0431211,07W, ELEV 193FT/58,81M.
    COORD 224836.96S/0431206.85W ELEV 204FT/62,12M.
    Edificação COORD 22°48'55,20"S/043°11'35,60"W ELEV 161FT/19,5M
    Mastro COORD 22°50'22,99''S/043°17'04,99''W ELEV 223,42FT/68,10M
    Edificação COORD 22°48'36,96''S/043°12'06,85''W ELEV 223,49FT/68,12M
  3. OBS OBST (EDIFICACAO) LGTD COORD 224829.70S/0431110.14W ELEV 69M MONTADO
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  2. Restrição a classes e tipos de ACFT: - ACFT WO EQPT RDO; - GLD; - ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT; - FLT de ultraleves motorizados.
  3. Restrição aos serviços aéreos: - Lançamento de objetos ou pulverização; - Reboque de ACFT; - Lançamento de paraquedas; - FLT acrobático.
PROCEDIMENTOS DE VOO
  1. O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4E ou inferior;
  2. OPS Especiais: OPS da ACFT Boeing 747-8 e Airbus A380 são permitidas de acordo com os PROC especiais descritos no MOPS aprovado pela ANAC.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. OBS torre balizada com 72M de altura, situada no Morro do Inglês (Ilha do Governador)
  2. Atenção para não confundir, na aproximação para a RWY 15, ao norte do AD, a iluminação da Refinaria Duque de Caxias com as luzes da RWY, ambas na mesma direção.
  3. Permitido, entre 0500-0800, treinamento de toque e arremetida de ACFT CIVIL.
  4. As decolagens dos DC-10 e B-747 da RWY 33 serão feitas após os primeiros 60M, observando-se a marcação amarela, determinando a posição da cabine de comando dessas ACFT.
  5. Proibido o cheque de motores na área de PRKG da Sala AIS MIL da Base Aérea do Galeão.
  6. THR 15 deslocada em 130M
    THR 33 deslocada em 120M
  7. OBS pássaros (urubus e garças) nos SECT de FNA das RWY 15 e 10 e na lateral esquerda da RWY 10, em toda a sua extensão.
  8. AVBL fornecimento de oxigênio gasoso pela Ala 11.
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego.
  2. Em virtude dos requisitos OPR necessários para as STAR e/ou SID na TMA do Rio de Janeiro, a utilização das rotas RNAV 5, saindo ou chegando do AD, será destinada exclusivamente para as ACFT homologadas RNAV 1 ou RNP 1.
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
10 4000 4000 4000 4000 - 5,37 S 22 48 07
W 043 15 19
28 4000 4000 4000 4000 - 5,39 S 22 47 32
W 043 13 04
15 3060 3180 3060 2930 - 5,37 S 22 48 47
W 043 15 46
33 3050 3180 3050 2930 - 5,40 S 22 49 43
W 043 14 22
COMPL -
  • [1] MEHT: a. RWY 10 - 72FT b. RWY 28 - 71FT
  • [2] TWY AA, BB, CC e DD
  • [3] (DLY 0900-0200)
  • [4] EMERG.
  • [5] D-CL.
  • [6] D-ATIS
  • [7] SRY
  • [8] (21) 3398-4565
  • [9] (DLY 0900-0100)
  • [10] MEHT: a. RMY 15 - 65FT b. RMY 33 - 70FT
  • [11] C-AIS RJ aceita PLN e suas atualizações por: TEL CMA: (21) 3398-3057, 3398-3615 TEL PLN: (21) 3398-4738.
  • [12] Aceita PLN e suas atualizações por: TEL CMM/PLN: (21) 3398-4631.
  • [13] ALTN
TEMP (0)

Suplementos AIP (3)

N0045 | 21/04/22 OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- Obstáculo (Torre) iluminado nas coordenadas 224722.68S/0431722.44W, altura 33 metros (109 pés), altitude do topo 56 metros (184 pés).

Período: De 21 de abril de 2022, 0000 UTC até 22 de março de 2023, 0300 UTC.
Ref: AIP AD 2.10

N0028 | 25/03/21 OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- OBST montado (GRUA) iluminado ALT OTP 65,00M (213FT) AMSL nas coordenadas 224720.63S/0431658.62W (RIO DE JANEIRO, RJ)

Período: De 25 de março de 2021, 0000 UTC até 29 de outubro de 2025, 0300 UTC.
Ref: AIP AD 2.10

N0163 | 03/12/20 OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- Obstáculo montado (GRUA) iluminado coordenada 224718.90S/0431657.37W elevação 213FT

Período: De 03 de dezembro de 2020, 0000 UTC até 29 de outubro de 2025, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.10

NOTAM (7)

AGA

D1259/22 N 08/08/2022 13:46
Q) SBCW/QMXLC/IV/M /A /000/999/2249S04315W005
TWY CLSD: 1- TWY YANKEE 7; 2- TWY YANKEE BTN PRKG PSN 60 TIL 64 E PRKG PSN 88 TIL 94

ORIGEM: SDIA 63107CC1

D1256/22 N 06/08/2022 01:41
Q) SBCW/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/2249S04315W005
RWY 10/28 CLSD RMK: RWY 10/28 PODERA SER ABERTA SOB DEMANDA DO GERENCIAMENTO DE FLUXO DE TRAFEGO AEREO, MEDIANTE COORDENACAO ENTRE O CENTRO DE GERENCIAMENTO DA NAVEGACAO AEREA (CGNA) E O CENTRO DE OPERACOES RIOGALEAO (COR)

ORIGEM: SDIA 55BB803C


ATM

Z0356/22 N 12/07/2022 12:11
Q) SBCW/QPICH/I/NBO /A /000/999/2249S04315W005
IAP VOR Y RWY 15 SDF MODIFICADO DE 3.0 NM PARA 2.1NM DA THR 15 COM DESCIDA INICIAL ATE 730 FT REF: AIP-MAP

ORIGEM: SDIA D32AE360


CNS

Z0338/22 N 28/06/2022 17:01
Q) SBCW/QCACS/IV/B /AE /000/999/2249S04315W005
FAC A/G FREQ PATIO 121.950 MHZ (PRY) 130.675MHZ (SRY) E 131.050MHZ (ALTN) INSTL REF: AIP AD 2.18 AIP MAP ADC PDC

ORIGEM: SDIA 52A4A080

D1249/22 R D0886/22 05/08/2022 18:39
Q) SBCW/QNMAS/IV/BO /AE /000/999/2243S04251W040
VOR/DME PCX FREQ 114.60MHZ/CH93X U/S BTN RDL 045/055

ORIGEM: SDIA 1B801DC5

D0839/22 R D0838/22 26/05/2022 19:39
Q) SBCW/QNVAS/IV/BO /AE /000/999/2249S04316W040
VOR CXI FREQ 112.30MHZ U/S BTN RDL 195 E 205

ORIGEM: SDIA FF60529D


OTR

Z0388/22 N 01/08/2022 11:57
Q) SBCW/QXXXX/IV/NBO /A /000/999/2249S04315W005
SUP AIP N0042/22 CNL

ORIGEM: SDIA 7E73FDC8


Nascer/Por do Sol

09:17

20:37


RCR Reporte de Condição de Pista ( O que é isso? )
SBGL 08151030 10 6/6/6 NR/NR/NR NR/NR/NR DRY/DRY/DRY
RwyCC
6 6 6
RBA
BOA

RCR Reporte de Condição de Pista ( O que é isso? )
SBGL 08150951 15 6/6/6 NR/NR/NR NR/NR/NR DRY/DRY/DRY
RwyCC
6 6 6
RBA
BOA

METAR

151500Z 13007KT 100V160 CAVOK 28/11 Q1017=

TAF

150605Z 1512/1618 03005KT CAVOK TN17/1609Z TX28/1617Z BECMG 1512/1514 06005KT BECMG 1515/1518 14008KT BECMG 1520/1523 09007KT BECMG 1600/1603 06005KT BECMG 1606/1608 35005KT 7000 FEW015 RMK PHC=


OPEA/Obstáculos


Cartas (47)

ADC


AOC


IAC


PATC


PDC


SID


STAR


VAC



Rotas Preferenciais (8)