ROTAER D-AMDT 37/24 Ver mudanças

Presidente Juscelino Kubitschek ( SBBR ) / BRASÍLIA, DF 15 52 16S/047 55 07W
AD INTL PUB/MIL INFRAMERICA 8/SW UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 1066.19 (3498)

11L - L4 , L9 [13] , L12 - ( 3200x45 ASPH 76/F/B/X/T L13 , L14 , L15 , L17 ) - L2 , L9 [13] , L12 - 29R

11R - L4 , L9 [13] , L12A - ( 3300x45 ASPH 68/F/B/W/T L14A , L15 ) - L4 , L9 [13] , L12A - 29L

SBBS (CINDACTA 1)
COM -
TORRE 118.100 118.450 118.750 121.500 [2]
SOLO 121.800 121.950
OPERAÇÕES 122.500 135.85
TRÁFEGO [1] 121.000
ATIS [6] 127.800
RDONAV -
ILS/DME 11L IBR [3] 110.3 1551.68S/04753.70W
ILS/DME 29R IND [5] 109,3 1551.82S/04755.78W
VOR/DME FSA 112.70 MHz 1533.34S/04720.81W
ILS/DME 29L IJK 110.90 1552.85S/04756.61W
VOR/DME VJK 117.50 155154.05S/475400.68W
ILS/DME CAT I IDF 109.90 1552.71S/04754.41W
CMB- [4] PF TF SER - S4   RFFS - CAT CIVIL - 9
MET - MET CIVIL –

[10] [11]

AIS - AIS CIVIL – [8] [12] AIS MIL – [8] [12]

RMK -

DADOS GEOGRÁFICOS E ADMINISTRATIVOS DO AERÓDROMO
  1. HELPN MIL – Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
DADOS DE PÁTIOS, PISTAS DE TÁXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Testes de motor de ACFT deverão ocorrer preferencialmente na TWY Tango, sob COOR entre TWR Brasilia (RTF) e INFRAMERICA +55 (61) 3214- 6375.
  2. ACFT com envergadura ABV 20M, com DEST aos Hangares de Aviação Geral, AUTH o acesso pela TWY Quebec Quebec somente rebocada e estacionada totalmente no interior do hangar, é compulsório acompanhamento do fiscal da INFRAMERICA.
  3. ACFT com asa rotativa deverão fazer CTC prévio com a adiministração do Aeródromo +55 (61) 3214-6375 e TWR Brasília (RTF) para cheque e teste de motores.
  4. BFR ingresso TWY Quebec a partir da TWY Quebec Quebec compulsório CTC com a TWR INFO posicionamento da ACFT. Permitido TAX de ACFT com envergadura até 20m.
  5. TWY Lima 4, Lima 5, Lima 6,Lima 8 e Romeo BTN Lima 3 e Lima 7, envergadura MAX 36M.
  6. TWY Lima 2, Lima 3, Lima 7, Lima 8, Tango, Kilo BTN Lima 4 e Hotel, Kilo BTN Lima 7 e Uniform, Romeo BTN Lima 2 e Lima 4, Romeo BTN Lima 7 e Uniform, Hotel BTN Golf e November, Hotel BTN Oscar e Bravo, Quebec BTN PSN 55/66 OPR CTN devido não visualização pela TWR-BR.
  7. Área de PRKG para aviação geral OPR conforme seguintes PROC: 1 - Preferencialmente PRKG aviação geral de pequeno porte até 5700Kg (12566.33 libras) no pátio 02 Eventualmente será permitido o uso do pátio 01 ou pátio 03 quando os demais estiverem lotados; 2 - ACFT aviação geral com DEST ao pátio 02 deverão utilizar obrigatoriamente TWY do pátio 02 (PSN 52 a 61). No período noturno OPR com CTN devido pátio LGTD, porém sem balizamento; 3 - TWY QQ, operação diurna e noturna por responsabilidade do OPR da ACFT.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA PISTA
  1. Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
  2. THR 29R deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11L;
    THR 29L deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11R.
ATS INSTALAÇÕES DE COMUNICAÇÃO
  1. A TWR Brasília não informará a hora de decolagem às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  2. Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Brasília a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
REGULAMENTOS LOCAIS DE AERÓDROMO
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  2. PRB FLT LCA no circuito de TFC, treinamento de PROC IFR, de TGL ou demais tipos de treinamento que interfiram MOV AD de 0800-1500, 2100-0100.
  3. CTR separação MNM BTN ACFT em torno do AD poderá ser de 3NM
  4. NADP:
    -Os PROC de DEP deverão ser conforme previsto nas cartas SID da localidade.
    -Somente serão AUTH OPS de TKOF da RWY 11L de ACFT não consideradas ruidosas. Os pilotos em comando das ACFT ruidosas deverão informar ao TFC Brasília, a partir de 15 MIN BFR EOBT. A operação de TKOF das ACFT que não atendam aos limites de ruído em questão estará SUBJ fluxo de APCH para a RWY 11R.
    -BTN 0100-0900 UTC, quando sistema de pistas 11L/11R estiver em uso, as OPS de TKOF serão realizadas da RWY 11R, EXC quando esta RWY estiver indisponível.
PROCEDIMENTOS DE VOO
  1. - Nas OPS de TKOF:
    As aeronaves devem utilizar, em condições normais de operação, as RWY11L ou RWY29R com destino a localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília. E, aquelas com destino a localidades ao Sul e Sudeste utilizem RWY11R ou RWY29L.
  2. Nas OPS de LDG:
    As aeronaves devem utilizar, em condições normais de operação, as RWY11L ou RWY29R procedentes de localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília. E, aquelas procedentes de localidades ao Sul e Sudeste utilizem RWY11R ou RWY29L.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. Aviação Geral:
    1- PRKG de ANV nos APN 02 e 03 PPR do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco_sbbr@inframerica.aero, para maiores INFO TEL: +55 (61) 3214-6375, +55 (61) 3214-6069 ou (61) 3214-6041. Obrigatório o uso de barra de reboque para saída da posição. Permanência MAX no solo: voo INTL 04 HR; voo DOM 03 HR.
    2- Permanência de ANV superior às descritas acima sujeitas à confirmação de disponibilidade com programação do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco_sbbr@inframerica.aero ou pelos TEL: +55 (61) 3214-6375, +55 (61) 3214-6069 ou (61) 3214-6041.
  2. Não AUTH a apresentação de NTV por RTF.
  3. Somente poderão OPR ACFT que possam MNTN velocidade FNA MNM de 120KT IAS nos horários BTN 0900-1400 2100-0000.
  4. Não será aceito AFIL pelo APP Brasília. ACFT com PLN VFR que operem a partir de AD desprovido de órgão ATS e que não planejem ingressar em espaço aéreo controlado ou em ZIDA estão dispensadas de apresentação de PLN, desde que não pretendam utilizar os serviços de informação de voo e de alerta
  5. Concentração de pássaros (pombos) nas STRIP das RWY 11L/29R e 11R/29L
  6. ACFT externas ao COMAER com DEST APN MIL CTC SCOAM (61) 99987-7806/(92) 99197-4388 com 24H de antecedência.
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
11L 3050 3200 3050 3050 -12.60 S 15 51 49
W 047 55 39
29R 3200 3200 3200 3050 -12.63 S 15 51 42
W 047 53 52
11R 3150 3300 3150 3150 -12.60 S 15 52 50
W 047 56 24
29L 3300 3300 3300 3150 -12.579 S 15 52 43
W 047 54 33
COMPL -
  • [1] (DLY 0900-0100)
  • [2] EMERG.
  • [3] Front course não AVBL ABV do FL070.
  • [4] Reabastecimento de CMB no pátio terminal de carga do CAN AVBL somente mediante solicitação com antecedência MNM de 45 MIN, condicionada à AVBL de caminhão de abastecimento.
  • [5] 2,96.
  • [6] D-ATIS.
  • [8] Autoatendimento
  • [10] Dúvidas sobre a utilização do portal www.redemet.aer.mil.br e demais informações consultar o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) TEL: (21) 2174-7303 e (21) 99499-7617
  • [11] CMA CMM Autoatendimento
  • [12] Para Informações Aeronáuticas adicionais consultar o Centro de Informação Aeronáutica - CENTRO DE GERENCIAMENTO DA NAVEGAÇÃO AÉREA (C-AIS CGNA) pelo TEL (21) 2101-6680. Recebimento de PLN e MSG de atualização pelo TEL: (21) 2174-7510.
  • [13] MEHT:RWY 11L - 72FT.
    RWY 29R - 69FT.
    RWY 29L - 55FT.
    RWY 11R - 65FT
TEMP (0)

Suplementos AIP (1)

N0086 | 13/06/24 AUXÍLIOS-RÁDIO À NAVEGAÇÃO E AO POUSO

- ILS CAT I RWY 29R não utilizável.

Período: De 13 de junho de 2024, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2024, 2300 UTC.
Ref: AIP AD 2.19

NOTAM (Carregando ...)


Nascer/Por do Sol

RCR Reporte de Condição de Pista ( O que é isso? )
SBBR 10031738 11R 6/6/6 NR/NR/NR NR/NR/NR DRY/DRY/DRY
RwyCC
6 6 6
RBA
BOA

RCR Reporte de Condição de Pista ( O que é isso? )
SBBR 10031738 11L 6/6/6 NR/NR/NR NR/NR/NR DRY/DRY/DRY
RwyCC
6 6 6
RBA
BOA

METAR

METAR SBBR 050700Z 01001KT CAVOK 21/10 Q1016=

TAF

TAF SBBR 050400Z 0506/0606 08005KT CAVOK TN22/0509Z TX36/0518Z BECMG 0512/0514 08010KT BECMG 0515/0517 06006KT BECMG 0518/0520 16002KT BECMG 0522/0524 11004KT TEMPO 0602/0606 VRB02KT RMK PGQ=


OPEA/Obstáculos


Cartas (86)

ADC


AGMC


AOC


IAC


PDC


SID


STAR


VAC



Rotas Preferenciais (0)