ROTAER D-AMDT 42/21 D-AMDT 44/21 Ver mudanças

Presidente Juscelino Kubitschek ( SBBR ) / BRASÍLIA, DF 15 52 16S/047 55 07W
AD INTL PUB/MIL INFRAMERICA 8/SW UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 1066.19 (3498)

11L - L4 , L9 [15] , L12 - ( 3200x45 ASPH 76/F/B/X/T L13 , L14 , L15 , L17 ) - L2 , L9 [15] , L12 - 29R

11R - L4 , L9 [15] , L12A - ( 3300x45 ASPH 68/F/B/W/T L14A , L15 ) - L4 , L9 [15] , L12A - 29L

11 - ( 34.50x34.50 ASPH 20.0t ) - 29

SBBS (CINDACTA 1)
COM -
TORRE 118.100 118.450 118.750 121.500 [2]
SOLO 121.800 121.950
OPERAÇÕES [7] 122.500
TRÁFEGO [1] 121.000
ATIS [8] 127.800
RDONAV -
ILS/DME 11L IBR [3] 110.3 1551.68S/04753.70W
ILS/DME 29R IND [5] 109,3 1551.82S/04755.78W
VOR/DME FSA 112.70 MHz 1533.34S/04720.81W
ILS/DME 29L IJK 110.90 1552.85S/04756.61W
VOR/DME VJK 117.50 155154.05S/475400.68W
ILS/DME CAT I IDF 109.90 1552.71S/04754.41W
CMB- [4] PF TF SER - S4   RFFS - CAT - 9
MET - MET CIVIL –

[12] [13]

AIS - [10] [16] [17] [18] [14] AIS CIVIL – [10] [16] [17] [18] [14] AIS MIL – [10] [16] [17] [18] [14]

RMK -

DADOS GEOGRÁFICOS E ADMINISTRATIVOS DE AERÓDROMO
  1. HELPN MIL – Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Testes de motor ACFT deverão ocorrer preferencialmente na TWY Tango sob COOR entre TWR Brasília e INFRAMERICA.
  2. ACFT com envergadura ABV 20M, com DEST aos Hangares de Aviação Geral, AUTH o acesso pela TWY Quebec Quebec somente rebocada e estacionada totalmente no interior do hangar, é compulsório acompanhamento do fiscal da INFRAMERICA.
  3. ACFT com asa rotativa deverão fazer CTC prévio com administração de SBBR e TWR Brasília para cheque e teste de motores.
  4. BFR ingresso TWY Quebec a partir da TWY Quebec Quebec compulsório CTC com a TWR INFO posicionamento da ACFT. Permitido TAX de ACFT com envergadura até 20m.
  5. TWY Lima 4, Lima 5, Lima 6,Lima 8 e Romeo BTN Lima 3 e Lima 7, envergadura MAX 36M.
  6. TWY Lima 2, Lima 3, Lima 7, Lima 8, Tango, Kilo BTN Lima 4 e Hotel, Kilo BTN Lima 7 e Uniform, Romeo BTN Lima 2 e Lima 4, Romeo BTN Lima 7 e Uniform, Hotel BTN Golf e November, Hotel BTN Papa e Bravo, Quebec BTN PSN 55/66 OPR CTN devido não visualização pela TWR-BR.
  7. Área de PRKG para aviação geral OPR conforme seguintes PROC: 1 - Preferencialmente PRKG aviação geral de pequeno porte até 5700Kg (12566.33 libras) no pátio 02 Eventualmente será permitido o uso do pátio 01 ou pátio 03 quando os demais estiverem lotados; 2 - ACFT aviação geral com DEST ao pátio 02 deverão utilizar obrigatoriamente TWY do pátio 02 (PSN 52 a 61). No período noturno OPR com CTN devido pátio LGTD, porém sem balizamento; 3 - TWY QQ, operação diurna e noturna por responsabilidade do OPR da ACFT.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS PISTAS
  1. Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
  2. THR 29R deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11L;
    THR 29L deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11R.
INSTALAÇÕES DE COMUNICAÇÕES ATS
  1. A TWR Brasília não informará a hora de decolagem às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  2. Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Brasília a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  2. PRB FLT LCA no circuito de TFC, treinamento de PROC IFR, de TGL ou demais tipos de treinamento que interfiram MOV AD de 0800-1500, 1800-0200
  3. CTR separação MNM BTN ACFT em torno do AD poderá ser de 3NM
  4. NADP:
    -Os PROC de DEP deverão ser conforme previsto nas cartas SID da localidade.
    -Somente serão AUTH OPS de TKOF da RWY 11L de ACFT não consideradas ruidosas. Os pilotos em comando das ACFT ruidosas deverão informar ao TFC Brasília, a partir de 15 MIN BFR EOBT. A operação de TKOF das ACFT que não atendam aos limites de ruído em questão estará SUBJ fluxo de APCH para a RWY 11R.
    -BTN 0100-0900 UTC, quando sistema de pistas 11L/11R estiver em uso, as OPS de TKOF serão realizadas da RWY 11R, EXC quando esta RWY estiver indisponível.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. Aviação Geral:
    1- Estacionamento de ANV nos Pátios 02 e 03 PPR do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco@inframerica.aero, para maiores INFO, contate os TEL: +55 (61) 3214-6041 ou +55 (61) 3214-6076. Obrigatório o uso de barra de reboque para saída da posição. Permanência MAX no solo: voo internacional 4 (quatro) HR; voo doméstico 3 (três) HR.
    2- As ANV da aviação geral (inclusive Taxi Aéreo) e de empresas de linhas aéreas realizando voo charter ou de fretamento deverão coordenar suas operações previamente com programação do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco@inframerica.aero ou por meio dos TEL: +55 (61) 3214-6041 ou +55 (61) 3214-6076, informando o tempo de permanência e a empresa de handling que realizará o seu atendimento, respeitando os seguintes prazos mínimos: - Aeronaves Código A e B: 6 (seis) HR de antecedência. Aeronaves Códigos C, D e E: 24 (vinte e quatro) HR de antecedência. - As autorizações só serão concedidas após confirmação da empresa de handling contratada. Obrigatório o uso de barra de reboque para saída da posição.
    3- Permanência de ANV superior às descritas acima sujeitas à confirmação de disponibilidade com programação do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco@inframerica.aero ou por meio dos TEL: +55 (61) 3214-6041 ou +55 (61) 3214-6076.
  2. Não AUTH a apresentação de NTV por RTF.
  3. Somente poderão OPR ACFT que possam MNTN velocidade FNA MNM de 120KT IAS, nos horários BTN 1100-1400,2100-0000.
  4. Não será aceito AFIL pelo APP Brasília. ACFT com PLN VFR que operem a partir de AD desprovido de órgão ATS e que não planejem ingressar em espaço aéreo controlado ou em ZIDA estão dispensadas de apresentação de PLN, desde que não pretendam utilizar os serviços de informação de voo e de alerta
  5. Concentração de pássaros (pombos) nas STRIP das RWY 11L/29R e 11R/29L
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
11L 3050 3200 3050 3050 -12.60 S15 51 49
W047 55 39
29R 3200 3200 3200 3050 -12.63 S15 51 42
W047 53 52
11R 3150 3300 3150 3150 -12.60 S15 52 50
W047 56 14
29L 3300 3300 3300 3150 -12.63 S15 52 43
W047 54 33
COMPL -
  • [1] (DLY 0900-0100)
  • [2] EMERG.
  • [3] Front course não AVBL ABV do FL070.
  • [4] Reabastecimento de CMB no pátio terminal de carga do CAN AVBL somente mediante solicitação com antecedência MNM de 45 MIN, condicionada à AVBL de caminhão de abastecimento.
  • [5] 2,96.
  • [7] (DLY 1000-2000) - O/R: Demais HR Tática Brasília FREQ 135.85.
  • [8] D-ATIS.
  • [10] Autoatendimento
  • [12] Dúvidas sobre a utilização do portal www.redemet.aer.mil.br e demais informações consultar o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) TEL: (21) 2174-7303 e (21) 99499-7617
  • [13] CMA CMM Autoatendimento
  • [14] Para informações adicionais consultar o Centro de Informações Aeronáuticas CGNA (CAIS CGNA)
  • [15] MEHT:RWY 11L - 72FT.
    RWY 29R - 69FT.
    RWY 29L - 55FT.
    RWY 11R - 65FT
  • [16] Recebimento de PLN e MSG de atualização TEL: (21) 2174-7510
  • [17] Alocação de SLOT TEL: (21) 2174-7500 e 0800-282-6612
  • [18] Cadastro de usuários SIGMA TEL: (21) 2101-6680
TEMP (0)

Suplementos AIP (3)

N0116 | 04/11/21 AUXÍLIOS-RÁDIO À NAVEGAÇÃO E AO POUSO

- ILS CAT I RWY 29R não utilizável.

1) Dias e horários: H24

Período: De 04 de novembro de 2021, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2022, 2300 UTC.
Ref: AIP AD 2.19 (RPLC SUP AIP N179/20)

N0179 | 31/12/20 AUXÍLIOS-RÁDIO À NAVEGAÇÃO E AO POUSO

- ILS CAT I RWY 29R não utilizável.

1) Dias e horários: H24

Período: De 01 de janeiro de 2021, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2021, 2300 UTC.
Ref: AIP AD 2.19

N0023 | 31/01/19 PISTA DE TÁXI

- Pista de táxi “PAPA” fechada.

Período: De 31 de janeiro de 2019, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2025, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.12

NOTAM (17)

AGA

F1765/21 R F1589/21 15/10/2021 20:08
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/1552S04755W005
RWY 11R/29L CLSD DEVIDO SER MAINT

ORIGEM: SDIA BFA0B75C

F1764/21 R F1599/21 15/10/2021 19:40
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/1552S04755W005
RWY 11L/29R CLSD DEVIDO SER MAINT

ORIGEM: SDIA C68D2F1F


ATM

Z0629/21 N 26/03/2021 13:10
Q) SBBS/QSPCS/IV/BO /AE /000/999/1552S04755W060
APP BRASILIA FREQ 121.150MHZ, 128.825 MHZ, 129.325MHZ E 129.725MHZ HR SER H24 INSTL REF: ARC BRASILIA

ORIGEM: AIM3_NOF / 3044 / 2021

F1818/21 R F1724/21 21/10/2021 14:38
Q) SBBS/QPDAU/I/NBO /A /000/999/1552S04755W040
SID RNAV ARPON 1A, 1B - KOMGI 1A -SELDI 1A RW Y 11L SAIDA ARPON 1B NEG AVBL

ORIGEM: SDIA AFCC105E

F1817/21 R F1723/21 21/10/2021 14:33
Q) SBBS/QPDAU/I/NBO /A /000/999/1552S04755W040
SID RNAV KOTVU 2D, 2E - SIGER 1A RWY 11R SAIDA KOTVU 2D NEG AVBL

ORIGEM: SDIA AFCC105E

F1816/21 R F1722/21 21/10/2021 14:22
Q) SBBS/QPDAU/I/NBO /A /000/999/1552S04755W040
SID FSA 3A - OTAFO 1A RWY 11L SAIDA OTAFO 1A NEG AVBL

ORIGEM: SDIA AFCC105E

F1815/21 R F1721/21 21/10/2021 14:16
Q) SBBS/QPDAU/I/NBO /A /000/999/1552S04755W040
SID FSA 3B - OTAFO 1B RWY 11R SAIDA OTAFO 1B NEG AVBL

ORIGEM: SDIA AFCC105E

F1703/21 N 07/10/2021 14:40
Q) SBBS/QPDAU/I/NBO /A /000/999/1552S04755W040
SID FSA 3B - OTAFO 1B RWY 11R NEG AVBL

ORIGEM: SDIA 17604209


CNS

Z0961/21 N 09/06/2021 15:24
Q) SBBS/QNMAW/IV/BO /AE /000/999/1552S04801W040
VOR/DME BSI 116.30MHZ/CH110X RETIRADO REF: AIP AD 2.19, AD 2.22

ORIGEM: AIM2 / 53 / 2021

F1741/21 N 13/10/2021 16:34
Q) SBBS/QNMAS/IV/BO /A /000/999/1552S04755W040
VOR/DME VJK 117.500 MHZ/CH122X U/S DEVIDO SER MAINT

ORIGEM: SDIA 6351D6B7


NAV

Z0158/21 N 09/02/2021 18:48
Q) SBBS/QRRCD/IV/BO /W /000/060/1617S04724W008
SBR 623(CANDANGO) DESATIVADA REF: AIP ENR 5, ENR 6 ENRC L5; AIP MAP: SID RNAV KIACA 1A RWY 29R; ARC BRASILIA

ORIGEM: AIM3_NOF / 1151 / 2021

F1778/21 N 18/10/2021 15:34
Q) SBBS/QWLLW/IV/M /W /000/050/1529S04806W008
ASCENSAO BALAO LIVRE ACONTECERA SUBJ COOR APP BRASILIA CENTRO COORD 152930.00S0480630.00W (RIO DO SUL - GO) RAIO 08NM DNG

ORIGEM: SDIA A153F6DC

F1548/21 N 17/09/2021 14:47
Q) SBBS/QWPLW/IV/M /W /000/150/1616S04758W003
PJE SUBJ AUTH APP BRASILIA ACONTECERA CENTRO COORD 161542S0475807W (LUZIANIA, GO) RAIO 2NM EXC SBD 610 RTO

ORIGEM: SDIA DC553C69

F1299/21 R F1287/21 17/08/2021 14:17
Q) SBBS/QWELW/IV/BO /W /000/055/1543S04753W012
EXER (VOO LIVRE) SUBJ AUTH/COOR APP BRASILIA ACONTECERA COORD 15 44 55S/ 047 46 56W, 15 42 00S/ 047 41 23W, 15 38 12 S / 047 44 28W, 15 35 17S/ 047 51 23W, 15 33 18S/ 047 59 16W, 15 43 30 S / 048 04 52W, 15 46 42S/ 047 57 41W, 15 43 37S/ 047 55 44W, 15 40 47 S / 047 55 37W, 15 41 23S/ 047 52 30W, 15 42 39S/ 047 53 01W, 15 43 30 S / 047 53 54W, 15 44 20S/ 047 53 10W, 15 44 55S/ 047 46 56W RTO

ORIGEM: SDIA E26021F5


OTR

F1696/21 N 05/10/2021 17:29
Q) SBBS/QOAXX/IV/BO /A /000/999/1552S04755W005
AIS CIVIL E MILITAR OPR NA MODALIDADE DE AUTOATENDIMENTO RMK INFORMACOES ADD CONSULTAR O CENTRO DE INFORMACOES AERONAUTICAS CGNA (CAIS CGNA) PELOS TELEFONES : 1) RECEBIMENTO DE PLN E MSG ATUALIZACAO TEL (21) 2174 7510 2) ALOCACAO DE SLOT (21) 2174-7500 E 08002826612 3) CADASTRO DE USUARIOS SIGMA (21) 2101-6680

ORIGEM: SDIA 904D8049

F1690/21 R F1220/21 04/10/2021 21:26
Q) SBBS/QXXXX/IV/NBO /A /000/999/1552S04755W005
OPERACOES DE ALTA DENSIDADE NAS PISTAS DE POUSO E DECOLAGEM NO INTUITO DE AGILIZAR O FLUXO DE TRAFEGOAEREO, TODAS AS AERONAVES A JATO OU DE CATEGORIA DE ESTEIRA DE TURBULENCIA MEDIA OU ACIMA, QUE ESTIVEREMDECOLANDO DE BRASILIA, DEVERAO, OBRIGATORIAMENTE, ADOTAR OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS: - MANTER V2 OU V2 +10 KT ATE 5500 FT; - ALINHAMENTO IMEDIATO ASSIM QUE AUTORIZADO; - INICIAR A ROLAGEM IMEDIATAMENTE APOSAUTORIZADO (TEMPO MAXIMO ESPERADO DE REACAO: 10 SEGUNDOS); - EFETUAR IMEDIATAMENTE A CHAMADA INICIAL AOAPP BSB APOS A DECOLAGEM, A FIM DE OBTER INSTRUCOES PARA LIVRAR O EIXO DE PISTA DE DECOLAGEM; - ACHAMADA INICIAL AO APP APOS A DECOLAGEM DEVERA SER IMEDIATA E OBSERVAR SOMENTE O SEGUINTE PADRAO:"CONTROLE BRASILIA [CALL SIGN]". NAO INCLUIR QUALQUER INFORMACAO ADICIONAL AO MENCIONADO PADRAO; -INFORMAR AO APP BRASILIA NO CASO DE PLANEJAR EXCEDER 250KT ABAIXO DO FL100; - AGUARDAR VETORACAO RADAROU AUTORIZACAO DIRETO A UM WAYPOINT PUBLICADO LOGO APOS A DECOLAGEM; E - OS PILOTOS DEVERAO INFORMAR,QUANDO DA AUTORIZACAO DE TRAFEGO, CASO NAO TENHAM CONDICOES DE CUMPRIR QUALQUER DOS PROCEDIMENTOS ACIMA

ORIGEM: SDIA C5149AEB

F1671/21 N 01/10/2021 23:44
Q) SBBS/QOAXX/IV/BO /A /000/999/1158S05228W005
AIS CENTRO DE INFORMACOES AERONAUTICAS CGNA (CAIS CGNA) INSTL, ZONA SERVIDA ABSORVIDA: CENTRO DE INFORMACOES AERONAUTICAS DE BRASILIA E SALA AIS CONFINS, DESATIVADOS A PARTIR DE 04 OCT 21 1200 HR RMK: SERVICOS PRESTADOS: 1) RECEBIMENTO DE PLN E MSG ATUALIZACAO TEL (21) 2174 7510 2) ALOCACAO DE SLOT (21) 2174-7500 E 08002826612 3) CADASTRO DE USUARIOS SIGMA (21) 2101-6680

ORIGEM: SDIA 8FCBE5D2


Nascer/Por do Sol

08:36

21:14


METAR

270100Z 08003KT 050V120 9999 FEW030 BKN100 23/19 Q1021=

TAF

262030Z 2700/2724 16008KT 9999 SCT035 FEW040TCU TN19/2709Z TX30/2717Z PROB30 2700/2703 TSRA SCT035 FEW040CB BECMG 2703/2705 FEW030 TEMPO 2705/2711 28003KT FEW006 BECMG 2711/2713 07010KT SCT025 BECMG 2714/2716 SCT040 FEW045TCU TEMPO 2718/2723 30008KT TSRA SCT035 FEW040CB RMK PGF=


Cartas (70)

ADC


AOC


GMC


IAC


PDC


SID


STAR


VAC



Rotas Preferenciais (8)