ROTAER D-AMDT 53/22 Ver mudanças

Presidente Juscelino Kubitschek ( SBBR ) / BRASÍLIA, DF 15 52 16S/047 55 07W
AD INTL PUB/MIL INFRAMERICA 8/SW UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 1066.19 (3498)

11L - L4 , L9 [13] , L12 - ( 3200x45 ASPH 76/F/B/X/T L13 , L14 , L15 , L17 ) - L2 , L9 [13] , L12 - 29R

11R - L4 , L9 [13] , L12A - ( 3300x45 ASPH 68/F/B/W/T L14A , L15 ) - L4 , L9 [13] , L12A - 29L

11 - ( 34.50x34.50 ASPH 20.0t ) - 29

SBBS (CINDACTA 1)
COM -
TORRE 118.100 118.450 118.750 121.500 [2]
SOLO 121.800 121.950
OPERAÇÕES 122.500 135.85
TRÁFEGO [1] 121.000
ATIS [6] 127.800
RDONAV -
ILS/DME 11L IBR [3] 110.3 1551.68S/04753.70W
ILS/DME 29R IND [5] 109,3 1551.82S/04755.78W
VOR/DME FSA 112.70 MHz 1533.34S/04720.81W
ILS/DME 29L IJK 110.90 1552.85S/04756.61W
VOR/DME VJK 117.50 155154.05S/475400.68W
ILS/DME CAT I IDF 109.90 1552.71S/04754.41W
CMB- [4] PF TF SER - S4   RFFS - CAT - 9
MET - MET CIVIL –

[10] [11]

AIS - [8] [14] [12] AIS CIVIL – [8] [14] [12] AIS MIL – [8] [14] [12]

RMK -

DADOS GEOGRÁFICOS E ADMINISTRATIVOS DE AERÓDROMO
  1. HELPN MIL – Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Testes de motor ACFT deverão ocorrer preferencialmente na TWY Tango sob COOR entre TWR Brasília e INFRAMERICA.
  2. ACFT com envergadura ABV 20M, com DEST aos Hangares de Aviação Geral, AUTH o acesso pela TWY Quebec Quebec somente rebocada e estacionada totalmente no interior do hangar, é compulsório acompanhamento do fiscal da INFRAMERICA.
  3. ACFT com asa rotativa deverão fazer CTC prévio com administração de SBBR e TWR Brasília para cheque e teste de motores.
  4. BFR ingresso TWY Quebec a partir da TWY Quebec Quebec compulsório CTC com a TWR INFO posicionamento da ACFT. Permitido TAX de ACFT com envergadura até 20m.
  5. TWY Lima 4, Lima 5, Lima 6,Lima 8 e Romeo BTN Lima 3 e Lima 7, envergadura MAX 36M.
  6. TWY Lima 2, Lima 3, Lima 7, Lima 8, Tango, Kilo BTN Lima 4 e Hotel, Kilo BTN Lima 7 e Uniform, Romeo BTN Lima 2 e Lima 4, Romeo BTN Lima 7 e Uniform, Hotel BTN Golf e November, Hotel BTN Papa e Bravo, Quebec BTN PSN 55/66 OPR CTN devido não visualização pela TWR-BR.
  7. Área de PRKG para aviação geral OPR conforme seguintes PROC: 1 - Preferencialmente PRKG aviação geral de pequeno porte até 5700Kg (12566.33 libras) no pátio 02 Eventualmente será permitido o uso do pátio 01 ou pátio 03 quando os demais estiverem lotados; 2 - ACFT aviação geral com DEST ao pátio 02 deverão utilizar obrigatoriamente TWY do pátio 02 (PSN 52 a 61). No período noturno OPR com CTN devido pátio LGTD, porém sem balizamento; 3 - TWY QQ, operação diurna e noturna por responsabilidade do OPR da ACFT.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS PISTAS
  1. Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
  2. THR 29R deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11L;
    THR 29L deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11R.
INSTALAÇÕES DE COMUNICAÇÕES ATS
  1. A TWR Brasília não informará a hora de decolagem às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  2. Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Brasília a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  2. PRB FLT LCA no circuito de TFC, treinamento de PROC IFR, de TGL ou demais tipos de treinamento que interfiram MOV AD de 0800-1500, 2100-0100.
  3. CTR separação MNM BTN ACFT em torno do AD poderá ser de 3NM
  4. NADP:
    -Os PROC de DEP deverão ser conforme previsto nas cartas SID da localidade.
    -Somente serão AUTH OPS de TKOF da RWY 11L de ACFT não consideradas ruidosas. Os pilotos em comando das ACFT ruidosas deverão informar ao TFC Brasília, a partir de 15 MIN BFR EOBT. A operação de TKOF das ACFT que não atendam aos limites de ruído em questão estará SUBJ fluxo de APCH para a RWY 11R.
    -BTN 0100-0900 UTC, quando sistema de pistas 11L/11R estiver em uso, as OPS de TKOF serão realizadas da RWY 11R, EXC quando esta RWY estiver indisponível.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. Aviação Geral:
    1- Estacionamento de ANV nos Pátios 02 e 03 PPR do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco@inframerica.aero, para maiores INFO, contate os TEL: +55 (61) 3214-6041 ou +55 (61) 3214-6076. Obrigatório o uso de barra de reboque para saída da posição. Permanência MAX no solo: voo internacional 4 (quatro) HR; voo doméstico 3 (três) HR.
    2- Permanência de ANV superior às descritas acima sujeitas à confirmação de disponibilidade com programação do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco@inframerica.aero ou por meio dos TEL: +55 (61) 3214-6041 ou +55 (61) 3214-6076.
  2. Não AUTH a apresentação de NTV por RTF.
  3. Somente poderão OPR ACFT que possam MNTN velocidade FNA MNM de 120KT IAS, nos horários BTN 1100-1400,2100-0000.
  4. Não será aceito AFIL pelo APP Brasília. ACFT com PLN VFR que operem a partir de AD desprovido de órgão ATS e que não planejem ingressar em espaço aéreo controlado ou em ZIDA estão dispensadas de apresentação de PLN, desde que não pretendam utilizar os serviços de informação de voo e de alerta
  5. Concentração de pássaros (pombos) nas STRIP das RWY 11L/29R e 11R/29L
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
11L 3050 3200 3050 3050 -12.60 S15 51 49
W047 55 39
29R 3200 3200 3200 3050 -12.63 S15 51 42
W047 53 52
29L 3300 3300 3300 3150 -12.63 S15 52 43
W047 54 33
11R 3150 3300 3150 3150 -12.60 S 15 52 50.41
W 047 56 23.96
COMPL -
  • [1] (DLY 0900-0100)
  • [2] EMERG.
  • [3] Front course não AVBL ABV do FL070.
  • [4] Reabastecimento de CMB no pátio terminal de carga do CAN AVBL somente mediante solicitação com antecedência MNM de 45 MIN, condicionada à AVBL de caminhão de abastecimento.
  • [5] 2,96.
  • [6] D-ATIS.
  • [8] Autoatendimento
  • [10] Dúvidas sobre a utilização do portal www.redemet.aer.mil.br e demais informações consultar o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) TEL: (21) 2174-7303 e (21) 99499-7617
  • [11] CMA CMM Autoatendimento
  • [12] Para Informações Aeronáuticas adicionais consultar o Centro de Informação Aeronáutica - CENTRO DE GERENCIAMENTO DA NAVEGAÇÃO AÉREA (C-AIS CGNA), Recebimento de PLN e MSG de atualização TEL: (21) 2174-7510.
  • [13] MEHT:RWY 11L - 72FT.
    RWY 29R - 69FT.
    RWY 29L - 55FT.
    RWY 11R - 65FT
  • [14] Cadastro de usuários no Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos TEL: (21) 2101-6680
TEMP (0)

Suplementos AIP (2)

N0113 | 01/12/22 AUXÍLIOS-RÁDIO À NAVEGAÇÃO E AO POUSO

- ILS CAT I RWY 29R não utilizável. 

1) Dias e horários: H24 

Período: De 01 de dezembro de 2022, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2023, 2300 UTC.
Ref: AIP AD 2.19 (RPLC SUP AIP N116/21)

N0023 | 31/01/19 PISTA DE TÁXI

- Pista de táxi “PAPA” fechada.

Período: De 31 de janeiro de 2019, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2025, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.12

NOTAM (11)

AGA

F0133/23 R F3073/22 20/01/2023 18:29
Q) SBBS/QFFAH/IV/NBO /A /000/999/1552S04755W005
COMBATE DE INCENDIO E SALVAMENTO OPR CAT 9 HR SER DLY 1925-2105. DEMAIS HR OPR CAT 7

ORIGEM: SDIA 2155E89B

F0089/23 R F0088/23 17/01/2023 14:59
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/1552S04755W005
RWY 11R/29L CLSD DEVIDO SER MAINT

ORIGEM: SDIA DA72E759

F0080/23 R F3592/22 16/01/2023 13:55
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/1552S04755W005
RWY 11L/29R CLSD DEVIDO SER MAINT

ORIGEM: SDIA 2B1E1A09


NAV

F3692/22 R F2806/22 27/12/2022 20:49
Q) SBBS/QRTCA/IV/BO /W /000/071/1546S04756W002
AREA RESTRITA TEMPORARIAMENTE SUBJ AUTH/COOR APP BRASILIA COORD 154527S/0475539W, 154618S/0475611W, 154631S/0475615W, 154657S/0475455W, 154626S/0475445W, 154618S/0475454W, 154602S/0475448W, 154550S/0475500W (SETOR MILITAR URBANO,DF) ACT EXC DEP ARR DOS HELIPONTOS SWSW E SDHH

ORIGEM: SDIA F95C3EC5

F3657/22 R F3594/22 26/12/2022 17:46
Q) SBBS/QWELW/IV/BO /W /000/056/1603S04804W009
EXER (PARAMOTOR) SUBJ AUTH/COOR APP BRASILIA ACONTECERA WI COORD 155652S0475947W, 155857S0475921W, 160923S0480956W, 160925S0481025W, 160328S0480438W, 160158S0480755W, 155722S0480817W, 155719S0480428W, 160128S0480534W, 160239S0480335W, 155857S0480002W, 155759S0480109W, 155652S0475947W DNG

ORIGEM: SDIA 0CB0722D

F3653/22 N 26/12/2022 15:07
Q) SBBS/QWELW/IV/BO /W /000/051/1547S04753W001
EXER (PARAMOTOR) SUBJ AUTH/COOR APP BRASILIA ACONTECERA COORD 154743S/0475250W, 154737S/0475246W, 154704S/0475422W, 154716S/0475416W (REGIAO NORTE 03, DF) DNG

ORIGEM: SDIA EA1CF99A

F3650/22 R F3588/22 26/12/2022 13:38
Q) SBBS/QWELW/IV/BO /W /000/040/1546S04750W006
EXER (PARAMOTOR) SUBJ AUTH/COOR APP BRASILIA ACONTECERA COORD 154742S/0475250W, 154747S/0475235W, 154547S/0475110W, 154455S/0474656W, 154346S/0475334W, 154554S/0475146W, 154752S/0475250W DNG

ORIGEM: SDIA DD449B4E

F0142/23 N 20/01/2023 22:30
Q) SBBS/QRTCA/IV/BO /W /000/050/1550S04757W003
AREA RESTRITA TEMPORARIAMENTE (BATALHAO DE AVIACAO OPERACIONAL BAVOP, DF) WI COORD 154906.60S0475927.94W, 154913.63S0475617.50W, 155109.43S0475629.24W, 155104.33S0475922.21W RAIO 3NM ACT. RMK: PRB VOOS DE ACFT DE ASA ROTATIVA E ACFT NAO TRIPULADAS, EXC ACFT DOS ORGAOS DE SEGURANCA PUBLICA

ORIGEM: SDIA 3E1F344E

F0084/23 N 16/01/2023 18:21
Q) SBBS/QWELW/IV/BO /W /000/055/1543S04753W012
EXER (PARAMOTOR) SUBJ AUTH/COOR APP BRASILIA ACONTECERA COORD 154455S0474656W, 154200S0474123W, 153812S0474428W, 153517S0475123W, 153318S0475916W, 154330S0480452W, 154642S0475741W, 154337S0475544W, 154047S0475537W, 154123S0475230W, 154239S0475301W, 154330S0475354W, 154420S0475310W, 154455S0474656W DNG

ORIGEM: SDIA 023C775A

F0009/23 N 02/01/2023 20:57
Q) SBBS/QWBLW/IV/M /W /000/065/1546S04750W002
ACROBACIA AEREA SUBJ AUTH/COOR APP BRASILIA ACONTECERA COORD 154703.58S/0474958.96W, 154704.28S/0475017.02W, 154707.90S/0475041.25W, 154655.26S/0475113.58W, 154658.64S/0475127.69W, 154639.76S/0475123.51W, 154618.25S/0475047.77W, 154557.23S/0475054.08W, 154550.77S/0475031.13W, 154628.92S/0475008.25W, 154628.82S/0474946.41W, 154602.64S/0474936.33W, 154600.16S/0474914.10W, 154633.55S/0474907.99W, 154646.60S/0474850.26W (BOX PARANOA NORTE BRASILIA-DF) RTO

ORIGEM: SDIA 664A8C1E

F0005/23 N 02/01/2023 20:44
Q) SBBS/QWBLW/IV/M /W /000/065/1550S04751W002
ACROBACIA AEREA SUBJ COOR/AUTH APP BRASILIA ACONTECERA WI COORD 154918.81S0474957.54W, 154922.34S0475027.70W, 154914.55S0475123.62W, 154919.15S0475203.03W, 154915.28S0475223.89W, 154919.16S0475236.03W, 154924.34S0475234.01W, 154922.60S0475221.91W, 154924.80S0475216.07W, 154930.45S0475211.57W, 154935.69S0475157.19W, 154933.51S0475121.85W, 154937.81S0475113.83W, 154951.32S0475014.16W, 154944.02S0474944.22W (BOX PARANOA SUL-BRASILIA, DF) RTO

ORIGEM: SDIA 0B5DEDD9


Nascer/Por do Sol

08:59

21:49


RCR Reporte de Condição de Pista ( O que é isso? )
SBBR 01271032 11R 6/6/6 NR/NR/NR NR/NR/NR DRY/DRY/DRY
RwyCC
6 6 6
RBA
BOA

RCR Reporte de Condição de Pista ( O que é isso? )
SBBR 01271031 11L 6/6/6 NR/NR/NR NR/NR/NR DRY/DRY/DRY
RwyCC
6 6 6
RBA
BOA

RCR Reporte de Condição de Pista ( O que é isso? )
SBBR 01221056 11 6/6/6 NR/NR/NR NR/NR/NR DRY/DRY/DRY
RwyCC
6 6 6
RBA
BOA

METAR

271200Z 02004KT 330V070 9999 FEW035 BKN080 22/16 Q1018=

TAF

270830Z 2712/2812 12005KT 9999 SCT020 TX24/2715Z TN18/2808Z BECMG 2712/2714 SCT030 FEW040TCU TEMPO 2714/2722 02014KT 8000 TSRA SCT025 FEW035CB BECMG 2722/2724 06005KT FEW010 SCT040 FEW045TCU PROB30 2806/2811 5000 BR BKN006 RMK PGQ=


OPEA/Obstáculos


Cartas (87)

ADC


AOC


GMC


IAC


PDC


SID


STAR


VAC



Rotas Preferenciais (9)