ROTAER D-AMDT 15/22 Ver mudanças

Presidente Juscelino Kubitschek ( SBBR ) / BRASÍLIA, DF 15 52 16S/047 55 07W
AD INTL PUB/MIL INFRAMERICA 8/SW UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 1066.19 (3498)

11L - L4 , L9 [13] , L12 - ( 3200x45 ASPH 76/F/B/X/T L13 , L14 , L15 , L17 ) - L2 , L9 [13] , L12 - 29R

11R - L4 , L9 [13] , L12A - ( 3300x45 ASPH 68/F/B/W/T L14A , L15 ) - L4 , L9 [13] , L12A - 29L

11 - ( 34.50x34.50 ASPH 20.0t ) - 29

SBBS (CINDACTA 1)
COM -
TORRE 118.100 118.450 118.750 121.500 [2]
SOLO 121.800 121.950
OPERAÇÕES 122.500 135.85
TRÁFEGO [1] 121.000
ATIS [6] 127.800
RDONAV -
ILS/DME 11L IBR [3] 110.3 1551.68S/04753.70W
ILS/DME 29R IND [5] 109,3 1551.82S/04755.78W
VOR/DME FSA 112.70 MHz 1533.34S/04720.81W
ILS/DME 29L IJK 110.90 1552.85S/04756.61W
VOR/DME VJK 117.50 155154.05S/475400.68W
ILS/DME CAT I IDF 109.90 1552.71S/04754.41W
CMB- [4] PF TF SER - S4   RFFS - CAT - 9
MET - MET CIVIL –

[10] [11]

AIS - [8] [14] [12] AIS CIVIL – [8] [14] [12] AIS MIL – [8] [14] [12]

RMK -

DADOS GEOGRÁFICOS E ADMINISTRATIVOS DE AERÓDROMO
  1. HELPN MIL – Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Testes de motor ACFT deverão ocorrer preferencialmente na TWY Tango sob COOR entre TWR Brasília e INFRAMERICA.
  2. ACFT com envergadura ABV 20M, com DEST aos Hangares de Aviação Geral, AUTH o acesso pela TWY Quebec Quebec somente rebocada e estacionada totalmente no interior do hangar, é compulsório acompanhamento do fiscal da INFRAMERICA.
  3. ACFT com asa rotativa deverão fazer CTC prévio com administração de SBBR e TWR Brasília para cheque e teste de motores.
  4. BFR ingresso TWY Quebec a partir da TWY Quebec Quebec compulsório CTC com a TWR INFO posicionamento da ACFT. Permitido TAX de ACFT com envergadura até 20m.
  5. TWY Lima 4, Lima 5, Lima 6,Lima 8 e Romeo BTN Lima 3 e Lima 7, envergadura MAX 36M.
  6. TWY Lima 2, Lima 3, Lima 7, Lima 8, Tango, Kilo BTN Lima 4 e Hotel, Kilo BTN Lima 7 e Uniform, Romeo BTN Lima 2 e Lima 4, Romeo BTN Lima 7 e Uniform, Hotel BTN Golf e November, Hotel BTN Papa e Bravo, Quebec BTN PSN 55/66 OPR CTN devido não visualização pela TWR-BR.
  7. Área de PRKG para aviação geral OPR conforme seguintes PROC: 1 - Preferencialmente PRKG aviação geral de pequeno porte até 5700Kg (12566.33 libras) no pátio 02 Eventualmente será permitido o uso do pátio 01 ou pátio 03 quando os demais estiverem lotados; 2 - ACFT aviação geral com DEST ao pátio 02 deverão utilizar obrigatoriamente TWY do pátio 02 (PSN 52 a 61). No período noturno OPR com CTN devido pátio LGTD, porém sem balizamento; 3 - TWY QQ, operação diurna e noturna por responsabilidade do OPR da ACFT.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS PISTAS
  1. Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
  2. THR 29R deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11L;
    THR 29L deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11R.
INSTALAÇÕES DE COMUNICAÇÕES ATS
  1. A TWR Brasília não informará a hora de decolagem às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  2. Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Brasília a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  2. PRB FLT LCA no circuito de TFC, treinamento de PROC IFR, de TGL ou demais tipos de treinamento que interfiram MOV AD de 0800-1500, 2100-0100.
  3. CTR separação MNM BTN ACFT em torno do AD poderá ser de 3NM
  4. NADP:
    -Os PROC de DEP deverão ser conforme previsto nas cartas SID da localidade.
    -Somente serão AUTH OPS de TKOF da RWY 11L de ACFT não consideradas ruidosas. Os pilotos em comando das ACFT ruidosas deverão informar ao TFC Brasília, a partir de 15 MIN BFR EOBT. A operação de TKOF das ACFT que não atendam aos limites de ruído em questão estará SUBJ fluxo de APCH para a RWY 11R.
    -BTN 0100-0900 UTC, quando sistema de pistas 11L/11R estiver em uso, as OPS de TKOF serão realizadas da RWY 11R, EXC quando esta RWY estiver indisponível.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. Aviação Geral:
    1- Estacionamento de ANV nos Pátios 02 e 03 PPR do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco@inframerica.aero, para maiores INFO, contate os TEL: +55 (61) 3214-6041 ou +55 (61) 3214-6076. Obrigatório o uso de barra de reboque para saída da posição. Permanência MAX no solo: voo internacional 4 (quatro) HR; voo doméstico 3 (três) HR.
    2- As ANV da aviação geral (inclusive Taxi Aéreo) e de empresas de linhas aéreas realizando voo charter ou de fretamento deverão coordenar suas operações previamente com programação do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco@inframerica.aero ou por meio dos TEL: +55 (61) 3214-6041 ou +55 (61) 3214-6076, informando o tempo de permanência e a empresa de handling que realizará o seu atendimento, respeitando os seguintes prazos mínimos: - Aeronaves Código A e B: 6 (seis) HR de antecedência. Aeronaves Códigos C, D e E: 24 (vinte e quatro) HR de antecedência. - As autorizações só serão concedidas após confirmação da empresa de handling contratada. Obrigatório o uso de barra de reboque para saída da posição.
    3- Permanência de ANV superior às descritas acima sujeitas à confirmação de disponibilidade com programação do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco@inframerica.aero ou por meio dos TEL: +55 (61) 3214-6041 ou +55 (61) 3214-6076.
  2. Não AUTH a apresentação de NTV por RTF.
  3. Somente poderão OPR ACFT que possam MNTN velocidade FNA MNM de 120KT IAS, nos horários BTN 1100-1400,2100-0000.
  4. Não será aceito AFIL pelo APP Brasília. ACFT com PLN VFR que operem a partir de AD desprovido de órgão ATS e que não planejem ingressar em espaço aéreo controlado ou em ZIDA estão dispensadas de apresentação de PLN, desde que não pretendam utilizar os serviços de informação de voo e de alerta
  5. Concentração de pássaros (pombos) nas STRIP das RWY 11L/29R e 11R/29L
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
11L 3050 3200 3050 3050 -12.60 S15 51 49
W047 55 39
29R 3200 3200 3200 3050 -12.63 S15 51 42
W047 53 52
29L 3300 3300 3300 3150 -12.63 S15 52 43
W047 54 33
11R 3150 3300 3150 3150 -12.60 S 15 52 50.41
W 047 56 23.96
COMPL -
  • [1] (DLY 0900-0100)
  • [2] EMERG.
  • [3] Front course não AVBL ABV do FL070.
  • [4] Reabastecimento de CMB no pátio terminal de carga do CAN AVBL somente mediante solicitação com antecedência MNM de 45 MIN, condicionada à AVBL de caminhão de abastecimento.
  • [5] 2,96.
  • [6] D-ATIS.
  • [8] Autoatendimento
  • [10] Dúvidas sobre a utilização do portal www.redemet.aer.mil.br e demais informações consultar o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) TEL: (21) 2174-7303 e (21) 99499-7617
  • [11] CMA CMM Autoatendimento
  • [12] Para informações adicionais consultar o Centro de Informações Aeronáuticas CGNA (CAIS CGNA), Recebimento de PLN e MSG de atualização TEL: (21) 2174-7510
  • [13] MEHT:RWY 11L - 72FT.
    RWY 29R - 69FT.
    RWY 29L - 55FT.
    RWY 11R - 65FT
  • [14] Cadastro de usuários no Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos TEL: (21) 2101-6680
TEMP (0)

Suplementos AIP (2)

N0116 | 04/11/21 AUXÍLIOS-RÁDIO À NAVEGAÇÃO E AO POUSO

- ILS CAT I RWY 29R não utilizável.

1) Dias e horários: H24

Período: De 04 de novembro de 2021, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2022, 2300 UTC.
Ref: AIP AD 2.19 (RPLC SUP AIP N179/20)

N0023 | 31/01/19 PISTA DE TÁXI

- Pista de táxi “PAPA” fechada.

Período: De 31 de janeiro de 2019, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2025, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.12

NOTAM (14)

AGA

F1977/22 R F1461/22 17/08/2022 21:47
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/1552S04755W005
RWY 11L/29R CLSD DEVIDO SER MAINT

ORIGEM: SDIA D542E140

F1976/22 R F1460/22 17/08/2022 21:43
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/1552S04755W005
RWY 11R/29L CLSD DEVIDO SER MAINT

ORIGEM: SDIA 9984D05A

F1972/22 N 16/08/2022 11:33
Q) SBBS/QMNXX/IV/NBO /A /000/999/1552S04755W005
PATIO MILITAR RTO ACFT ENVOLVIDAS NO EVENTO PORTOES ABERTOS 2022. DEMAIS ACFT DEVERAO REQ AUTH POR MEIO DO TELEFONE (61) 99987-7806 COM MNM 48H DE ANTECEDENCIA

ORIGEM: SDIA BDA13F5F


ATM

Z0330/22 N 24/06/2022 00:04
Q) SBBS/QPUCH/I/BO /A /000/999/1552S04755W040
PROC APCH PERDIDA MODIFICADO: SUBIR PARA 6000FT. MANTER RUMO 108 ATE VASOB. APOS, CURVAR A DIREITA RUMO 140 ATE BR083. APOS, CURVAR A ESQUERDA RUMO 123 ATE MOPDA PARA ESPERA. REF: IAC RNP Y RWY 11R (AR)

ORIGEM: SDIA 5BFBC7C4

Z0327/22 N 23/06/2022 14:45
Q) SBBS/QPICH/I/NBO /A /000/999/1552S04755W040
IAP RNP Y RWY 11R (AR) MODIFICADA ALT NO MAHF MOPDA PARA 6000FT REF: AIP MAP

ORIGEM: SDIA 5BFBC7C4

F1660/22 R F1646/22 20/07/2022 12:19
Q) SBBS/QPDAU/I/NBO /A /000/999/1552S04755W040
SID RNAV ARPON 1A, 1B - KOMGI 1A -SELDI 1A RWY 11L SAIDA ARPON 1B NEG AVBL

ORIGEM: SDIA F89C33E8

F1659/22 R F1645/22 20/07/2022 12:18
Q) SBBS/QPDAU/I/NBO /A /000/999/1552S04755W040
SID RNAV KOTVU 2D, 2E - SIGER 1A RWY 11R SAIDA KOTVU 2D NEG AVBL

ORIGEM: SDIA F89C33E8

F1658/22 R F1644/22 20/07/2022 12:17
Q) SBBS/QPDAU/I/NBO /A /000/999/1552S04755W040
SID FSA 3A - OTAFO 1A RWY 11L SAIDA OTAFO 1A NEG AVBL

ORIGEM: SDIA F89C33E8

F1657/22 R F1643/22 20/07/2022 12:16
Q) SBBS/QPDAU/I/NBO /A /000/999/1552S04755W040
SID KOTVU 1A RWY 11R TRNS OTAFO NEG AVBL

ORIGEM: SDIA F89C33E8


NAV

F1742/22 N 28/07/2022 14:49
Q) SBBS/QWULW/IV/M /W /000/039/1546S04751W001
UA (FLT RPA) ACONTECERA SUBJ AUTH APP BRASILIA COORD 154620.3S/0475113.3W RAIO 0.7NM (CURSO DE FORMACAO IBAMA LAGO, DF) RTO

ORIGEM: SDIA 239B7C59

F1741/22 N 28/07/2022 14:20
Q) SBBS/QWULW/IV/M /W /000/045/1545S04756W001
UA (FLT RPA) ACONTECERA SUBJ AUTH APP BRASILIA COORD 154451.8S/475539.1W RAIO 0.5NM (CURSO DE FORMACAO IBAMA AREA 02, DF) RTO

ORIGEM: SDIA D4850F20

F1595/22 R F0906/22 15/07/2022 18:56
Q) SBBS/QRTCA/IV/BO /W /000/071/1546S04755W001
AREA RESTRITA TEMPORARIAMENTE SUBJ AUTH/COOR APP BRASILIA COORD 154527S0475539W, 154618S0475611W, 154631S0475615W, 154657S0475455W, 154626S0475445W, 154618S0475454W, 154602S0475448W, 154550S0475500W (SETOR MILITAR URBANO, DF) ACT

ORIGEM: SDIA 2AA470D9

F1462/22 N 11/07/2022 11:54
Q) SBBS/QWELW/IV/BO /W /000/055/1543S04753W012
EXER (VOO LIVRE) SUBJ AUTH/COOR APP BRASILIA ACONTECERA COORD 154455S0474656W, 154200S0474123W, 153812S0474428W, 153517S0475123W, 153318S0475916W, 154330S0480452W, 154642S0475741W, 154337S0475544W, 154047S0475537W, 154123S0475230W, 154239S0475301W, 154330S0475354W, 154420S0475310W, 154455S0474656W DNG

ORIGEM: SDIA 4440C8F1


OTR

F1623/22 N 18/07/2022 14:46
Q) SBBS/QXXLC/V/NBO /AE /000/999/1552S04741W015
REA DELTA CLSD BTN PSN SARA E BARRAGEM 1

ORIGEM: SDIA 94C886EC


Nascer/Por do Sol

09:26

21:04


RCR Reporte de Condição de Pista ( O que é isso? )
SBBR 08181108 11R 6/6/6 NR/NR/NR NR/NR/NR DRY/DRY/DRY
RwyCC
6 6 6
RBA
BOA

RCR Reporte de Condição de Pista ( O que é isso? )
SBBR 08181108 11L 6/6/6 NR/NR/NR NR/NR/NR DRY/DRY/DRY
RwyCC
6 6 6
RBA
BOA

RCR Reporte de Condição de Pista ( O que é isso? )
SBBR 01221056 11 6/6/6 NR/NR/NR NR/NR/NR DRY/DRY/DRY
RwyCC
6 6 6
RBA
BOA

METAR

181100Z VRB02KT CAVOK 19/08 Q1020=

TAF

180200Z 1806/1906 05005KT CAVOK TN15/1809Z TX30/1818Z BECMG 1811/1813 04010KT BECMG 1818/1820 06005KT PROB30 1905/1906 18003KT RMK PHH=


OPEA/Obstáculos


Cartas (81)

ADC


AOC


GMC


IAC


PDC


SID


STAR


VAC



Rotas Preferenciais (9)