e-Learning Novas Cartas IFR

A evolução das Cartas da AIP-Map DECEA



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Modificações SID e STAR

Clique sobre o espaço demarcado na figura, ou na lista índice ao lado, para conferir os detalhes das mudanças.

Nova Carta SID

    Índice SID e STAR

  1. Cabeçalho
  2. MSA
  3. Área Sem Escala
  4. Identificação no Segmento
  5. Topografia e Obstáculos
  6. RMK e NOTES
  7. Rumos e Pontos Significativos
  8. Espaços Aéreos Condicionados
  9. Unidades
  10. Código de Referência de Carta
  11. Aeródromos
  12. Descrição Textual em SID e STAR
  13. Altitude Mínima de Área - AMA

  1. Cabeçalho Voltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • O Título será apresentado somente no idioma inglês (ICAO Language), e não será traduzido. Com isso, ganha-se espaço para aumento do tamanho das fontes dos textos das frequências dos serviços ATS. Ainda, todas as Cartas AIC, SID e STAR apresentarão a informação da Elevação do Aeródromo (AD ELEV) abaixo do Título da Carta.

    Título
    • A Identificação de SID e STAR será única para cada aeródromo, sendo composta por:

      1. Designador: É a identificação do ponto significativo de rota. Pode pertencer a uma aerovia, ou ser um outro ponto significativo de segmento da própria SID, a partir do qual outros segmentos de transição (TRNS) conduzem para pontos de aerovia.

      2. Indicador de Validade: Numeral que indica a versão da Rota;

      3. Indicador de Rota: Letra que diferencia Rotas de mesma identificação que conduzem a um mesmo ponto significativo.

    • Quando existirem duas ou mais trajetórias possíveis para um mesmo ponto significativo de rota, a identificação da SID será representada agrupando-se o Designador, seguido dos indicadores de Validade e Rota separados por vírgula.

    Identificação

  2. Altitude Mínima de Setor - MSAVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • O Diagrama da MSA terá seus rumos alinhados aos rumos magnéticos da Carta.

    MSA
    • A MSA também será representada em escala na Vista em Planta na cor marrom. As altitudes serão expressas em termos de centenas de pés, semelhante às Altitudes Mínimas de Área (AMA), sendo o numeral menor alinhado pela BASE do numeral maior.

    MSA
    • Nas altitudes expressas em termos de nível de voo, o numeral zero à esquerda será omitido, conforme a figura.

    MSA

  3. Área fora de EscalaVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • A região em que o procedimento estiver fora de escala será encoberta por uma área em cinza claro, e a anotação NOT TO SCALE. Assim, as informações de georreferenciamento nesta área devem ser desconsideradas.

    NOT TO SCLAE

  4. Identificação no SegmentoVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • A Identificação do Procedimento será representada nos segmentos correspondentes, de forma a não haver ambiguidades.

      Na Figura, UKDOB 1A a curva é para a DIREITA, enquanto UKDOB 1B a curva é para a ESQUERDA.

      Ambas as Saídas terminam em UKDOB, fixo pertencente a uma Aerovia.

    Identificação
    • Quando existirem duas ou mais trajetórias possíveis para um mesmo ponto de rota, a identificação da SID será representada agrupando-se o Designador, seguido dos indicadores de Rota separados por vírgula.

      Na vista em planta serão apresentadas as SID próximas ao segmento correspondente.

      Por exemplo, a SID ALGEL 1A e COSTA 1A são Saídas da RWY 14, enquanto as SID ALGEL 1B e COSTA 1B são Saídas da RWY 32.

    Identificação
    • Caso exista um ponto significativo na SID, poderão ser definidas Transições (TRNS) associadas à Saída, às quais conduzem a pontos de aerovias. As Transições também serão representadas nos segmentos.

      Na Figura, a Saída MIKOG 1A - Transição ORATO é diferenciada da Saída GENUS 2A.

    Identificação

  5. Topografia e ObstáculosVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • As curvas de nível serão representadas nas IAC, SID, STAR e VAC através de um contorno suave, em cinza, sendo preenchidas as regiões de mesma altitude conforme a tabela de cores.

    Topogrfia e Obstáculos
    • As curvas de nível serão preenchidas conforme a altitude.

    Tabela de Cores
    • A maior elevação na vista em planta será destacada.

    Maior elevação na vista em Planta
    • Os Obstáculos serão representados conforme os seguintes símbolos.

    Símbolo dos Obstáculos na vista em Planta

  6. RMK e NOTESVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • As informações a serem dispostas na Caixa de RMK dizem respeito a informações adicionais para execução do procedimento, tais como:

      1. Gradiente de Subida;
      2. Categorias de ACFT permitidas;
      3. MNM OPR em SID;
      4. procedimentos de atenuação de ruído, obstáculos close-in, restrições de velocidade (quando não constar na vista em planta), alertas de Espaço Aéreos Condicionados, etc.
    RMK
    • Serão dispostas na Caixa NOTES as Especificações e Requisitos de Navegação, bem como Requisitos de Vigilância ATS.

      A Figura apresenta três exemplos.

    • Para o exemplo de Caixa NOTES superior é dada a seguinte interpretação:

      1. Exige-se navegação baseada no sensor GNSS, ou no sensor DME/DME. Caso utilize DME/DME os auxílios DME CGO, BGC e KPN deverão estar em funcionamento.
      2. A especificação de Navegação requerida são RNAV 1 ou RNP 1, sendo que para RNAV 1, a vigilância ATS deverá estar disponível.

      3. O terceiro exemplo, são requisitos para procedimento Convencional, onde um Duplo ADF e DME deverão estar disponíveis.
    NOTES

  7. Rumos e Pontos SignificativosVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • Os rumos podem conter o símbolo do grau (°), sendo omitido nos casos em que um excesso de informações venham a causar poluição visual.

    • A identificação dos Fixos e as altitudes são representadas em destaque, sendo diferenciadas por estilo (normal para pontos e itálico para altitudes).

    • As informações serão dispostas na seguinte ordem: Identificação do Ponto Significativo, restrição de altitude (ou janela de altitudes), restrição de velocidade e marcações de auxílio rádio (quando aplicável).

    Rumos e Pontos Significativos

  8. Espaços Aéreo CondicionadosVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • Os Espaços Aéreos Condicionados serão representados na cor vermelha.

    Espaços Aéreos Condicionados
  9. Unidades de MedidaVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • As unidades de medida são expressas em todas as cartas.

    • As Alturas de Liberação de Obstáculo - OCH (obstacle clearance height), as altitudes de procedimento, e as elevações de obstáculos serão expressas em pés. As distâncias serão expressas em Milhas Náuticas (NM), com exceção da visibilidade que será expressa em metros. Todos os rumos serão magnéticos, sendo adicionalmente representados entre parênteses nos procedimentos RNAV também os rumos verdadeiros seguidos pela letra T.

    Espaços Aéreos Condicionados
  10. Informações MarginaisVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • O Código de Referência de Carta (CRC) será expresso no canto inferior direito das Cartas. É um identificador único para cada carta. É composto pelo indicador de localidade, tipo de carta e um código alfanumérico de 3 caracteres.

    • A página e o número de páginas serão separadas por uma barra ( / ). Desta forma, é possível rapidamente identificar se a carta possui verso.

    • Abaixo do CRC será repetida a informação do tipo de carta, identificação do procedimento e pistas servidas, especialmente para atender a aviação militar.

    Espaços Aéreos Condicionados

  11. Aeródromos SignificativosVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • O aeródromo para onde o procedimento se destina, será representado com o contorno das pistas. Para os outros aeródromos inscritos na área representada, será indicado o contorno das pistas preenchido na cor preta, com o indicador de localidade.

    Descrição Textual

  12. Descrição Textual e Verso da CartaVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • As trajetórias de SID e STAR não serão mais descritas segmento a segmento, devendo a representação gráfica ser clara o suficiente para o entendimento do procedimento.

    • Em casos excepcionais, as primeiras manobras de SID ou últimas de STAR poderão ser descritas com o objetivo de esclarecer as manobras a serem realizadas. Nestes casos, constará na caixa de RMK, a qual será disposta na Vista em Planta, sempre que possível, ou no verso.

    Descrição Textual

  13. Altitude Mínima de Área - AMAVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • A AMA será representada nas SID e STAR, através de um quadrilátero delimitado por paralelos e meridianos.

    • É complementar à MSA e define a mais baixa altitude a ser utilizada, sob condições meteorológicas por instrumentos (IMC), que irá prover uma liberação mínima de 1.000 ft (ou 2.000 ft, em regiões consideradas montanhosas), sobre todos os obstáculos localizados no quadrilátero formado por paralelos e meridianos.

    • Será representada em termos de centenas de pés, sendo o numeral menor alinhado pelo TOPO do numeral maior.

    AMA