e-Learning Novas Cartas IFR

A evolução das Cartas da AIP-Map DECEA



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Modificações IAC

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Nova Carta AIC

    Índice IAC

  1. D-ATIS e Elevação do Aeródromo
  2. ICAF - Informações Críticas da Aproximação Final
  3. Descrição da Aproximação Perdida
  4. Caixa NOTES
  5. Rumos, Distâncias e Obstáculos
  6. Maior Elevação na Vista em Planta
  7. Mínimos Operacionais
  8. Sensor e Gradiente da Aproximação perdida (Missed Apch Climb Gradient)
  9. Ângulo do PAPI e ângulo da Aproximação Final)

  1. D-ATIS e Elevação do Aeródromo Voltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • Abaixo do Título será apresentada a Elevação do Aeródromo, da mesma forma que nas SID e STAR.

    • A primeira caixa de Serviço ATS disponível será o ATIS. Nos locais onde esteja disponível o serviço via Data Link, será apresentado D-ATIS acima da frequência do ATIS, conforme a figura.

    D-ATIS

  2. ICAF - Informações Críticas da Aproximação FinalVoltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
  3. ICAF
    • O ICAF tem por objetivo apresentar um campo para rápida consulta das informações críticas da aproximação final, composto por:

      1. NAVAID e frequência: Auxílio rádio que fornece guia positivo de curso na aproximação final. Nos procedimentos RNAV(GNSS) esse campo conterá N/A.
      2. Curso da Aproximação Final: É o rumo do segmento final. Caso o procedimento seja offset (deslocado), este rumo NÃO SERÁ coincidente com o rumo da pista.
      3. Altitude no FAF/FAP: A altitude de passagem no FAF ou FAP, com a qual a técnica de Descida Contínua na Aproximação Final (CDFA) é obtida.
      4. DA e OCH: Altitude de Decisão e OCH do procedimento com guia vertical (Operação 3D Tipo A ou Tipo B, podendo ser APV/Baro-VNAV ou ILS).
      5. MDA e OCH: Altitude de Mínima de Descida e OCH para procedimentos de Não Precisão (Operação 2D Tipo A).

  4. Descrição da Aproximação Perdida (APCH Perdida) Voltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
  5. Descrição da Aproximação Perdida e RMK
    • Com o objetivo de complementar, detalhar ou até mesmo esclarecer a representação gráfica do segmento da aproximação perdida, serão descritas as manobras de forma clara e objetiva, sendo destacadas as altitudes, rumos e proas.

    • Também poderão ser disponibilizadas outras informações necessárias à APCH Perdida, tais como restrição de IAS (velocidade indicada) ou gradiente de subida (missed APCH climb gradient).

    • Em certos casos, Mínimos Operacionais em termos de DA/OCH e/ou MDA/OCH poderão ser determinados para gradientes da APCH Perdida diferentes de 2.5%. Nestes casos, será anotado * (ver MNM), e no quadro de Mínimos Operacionais serão determinadas OCH específicas para Gradientes diferentes de 2.5%, conforme abaixo.

    Descrição da Aproximação Perdida e RMK
    • Neste exemplo acima:

      1. ILS CAT I com Missed APCH Climb Gradient de 5.0% possui uma DA/OCH igual a 2912'/(200');

      2. Já o ILS CAT I com Missed APCH Climb Gradient de 2.5% (omitido), a DA/(OCH) é de 3012'/(300') para ACFT Cat A e B, e DA/(OCH) igual a 3062'/(350') para ACFT Cat C e D.

  6. NOTES Voltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • Consta na Caixa NOTES a Especificação de Navegação PBN bem como os Requisitos de Navegação para a segura execução do Procedimento.

    • Para Aproximações (IAC) APV/Baro-VNAV a especificação de navegação requerida será o RNP APCH.

    • Para Aproximações (IAC) RNP AR, a especificação requerida será o RNP AR APCH, com RF (Radio to Fix) requerido.

    Identificação
  7. Rumos, Distâncias e Obstáculos Voltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • Os textos dos Rumos Magnéticos e das Distâncias dos segmentos foram destacados para permitir melhor clareza na leitura.

    • Destacou-se também os obstáculos significativos na Vista em Planta. Desta forma, permite melhor identificação de posição e elevação dos obstáculos que afetam o procedimento.

    Rumos e Obstáculos

  8. Maior Elevação na Vista em Planta Voltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • Assim como na SID e STAR, a maior elevação na Vista em Planta será destacada.

    Maior Elevação na Vista em Planta
  9. Mínimos Operacionais Voltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • Os mínimos operacionais (MNM OPR) serão definidos em termos de visibilidade apenas, sendo que uma aeronave não deverá prosseguir a aproximação abaixo da DA, ou MDA, e OCH sem referências visuais com a pista ou com as luzes de aproximação.

    Maior Elevação na Vista em Planta
  10. Sensor e Gradiente da Aproximação perdida
    (Missed APCH Climb Gradient) Voltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • Uma OCA/H definida para um Gradiente da Aproximação Perdida maior que 2.5% poderá ser publicada. Neste caso, o valor maior que 2.5% deverá ser anotado junto ao sensor da aproximação final, conforme figura.

    • Na descrição textual, estará anotado * (ver MNM) e * (refer to MNM).

    • Normalmente, será publicada uma OCA/H alternativa para gradiente da perdida igual a 2.5%, sendo omitido o valor do gradiente na caixa do sensor.

    Sensor e Gradiente Mínimo de Subida

  11. Ângulo do PAPI e Elevação da Cabeceira (THR) Voltar ao mapa de modificações na CartaVoltar
    • Será publicado o ângulo do PAPI, quando esse não coincidir com o ângulo de descida em procedimentos com guia vertical (APV/Baro-VNAV e ILS).

    Maior Elevação na Vista em Planta