Galeão - Antônio Carlos Jobim
( SBGL ) /
RIO DE JANEIRO,
RJ
|
22 48 36S/043 15 02W |
AD
INTL
PUB/MIL
INFRAERO
13/NE
UTC-3
VFR IFR
L21
,
L23
,
L26
|
8.51 (28) |
10 -
L5
,
L9
[1]
,
L11A
,
L12A
-
(
4000x45
CONC
78/R/A/W/T
L14A
,
L15
,
L19A
,
[2]
L20A
)
-
L4
,
L9(2.95)
[1]
,
L11A
,
L12A
-
28
15 -
L3
,
L9
[9]
,
L12A
-
(
3180x47
ASPH
73/F/B/X/T
L14A
,
L15
)
-
L9
[9]
,
L12A
-
33
|
SBCW (CRCEA-SE)
|
COM - |
TORRE GALEÃO
[4]
118.000
118.200
121.500
[3]
121.000
121.650
SOLO GALEÃO
121.650
128.350
[6]
TRÁFEGO GALEÃO
121.000
135.100
[6]
ATIS
[5]
127.600
PÁTIO GALEÃO
121.950
[13]
130.675
[6]
131.050
[12]
|
|
RDONAV - |
VOR/DME PCX
114.6 2242.92S/04251.45W
IM ITB
75 2248.14S/04315.44W
OM ITB
75 2249.75S/04321.72W
ILS/DME 15 IJB
110.5 2249.81S/04314.22W
ILS 10 CAT II
ITB 109.3 2247.48S/04312.86W
VOR/DME CXI
112.30 2249.02S/04315.60W
ILS/DME 28 ILM
111.50 2248.16S/04315.51W
MM ITB
75 2248.25S/04315.84W
|
|
CMB-
TF
SER - S1
RFFS -
CAT CIVIL - 10
|
MET -
|
MET CIVIL –
(21) 3398-3057 CMA 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11
MET MIL –
CMM 1,2,3,4,5,6,7,8,9
|
|
AIS - |
AIS CIVIL –
[7]
[10]
(21) 3398-3016
AIS MIL –
[8]
[11]
(21) 3398-4631
|
|
RMK - |
DADOS DE PÁTIOS, PISTAS DE TÁXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
- O pátio nº. 1 é destinado às ACFT: em voo internacional, comerciais em voo doméstico, executivas, de órgãos do governo, táxis aéreos e, em situações excepcionais, helicópteros para transbordo de passageiros de e para voos comerciais.
- O pátio nº. 5 é destinado às ACFT: de aviação geral doméstica, de aviação comercial para manutenção ou estadia prolongada, cargueiros, de transporte militar; do CAN; helicópteros; desviadas de outros aeroportos por motivos técnicos ou meteorológicos, exceto as previstas para o pátio nº. 1; da ponte aérea Rio/São Paulo, em caráter eventual.
- As ACFT militares com destino ao pátio militar do SBGL deverão efetuar chamada na frequência de operações em 122,5 MHz.
OBSTÁCULOS DE AERÓDROMO
- OBS OBST NEG LGDT:
Edificação nas COORD 224829,70S/0432110,14W, ELEV 60M.
- OBS OBST LGDT:
Edificação nas COORD 224831,51S/0431211,07W, ELEV 193FT/58,81M.
COORD 224836.96S/0431206.85W ELEV 204FT/62,12M.
Edificação COORD 22°48'55,20"S/043°11'35,60"W ELEV 161FT/19,5M
Mastro COORD 22°50'22,99''S/043°17'04,99''W ELEV 223,42FT/68,10M
Edificação COORD 22°48'36,96''S/043°12'06,85''W ELEV 223,49FT/68,12M
- OBS OBST (EDIFICACAO) LGTD COORD 224829.70S/0431110.14W ELEV 69M MONTADO
REGULAMENTOS LOCAIS DE AERÓDROMO
- OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
- Restrição a classes e tipos de ACFT:
- ACFT WO EQPT RDO;
- GLD;
- ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT;
- FLT de ultraleves motorizados.
- Restrição aos serviços aéreos:
- Lançamento de objetos ou pulverização;
- Reboque de ACFT;
- Lançamento de paraquedas;
- FLT acrobático.
PROCEDIMENTOS DE VOO
- O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis
com o RCD 4E ou inferior;
- OPS Especiais: OPS da ACFT Boeing 747-8 e Airbus A380 são
permitidas de acordo com os PROC especiais descritos no MOPS
aprovado pela ANAC.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
- OBS torre balizada com 72M de altura, situada no Morro do Inglês (Ilha do Governador)
- Atenção para não confundir, na aproximação para a RWY 15, ao norte do AD, a iluminação da Refinaria Duque de Caxias com as luzes da RWY, ambas na mesma direção.
- Permitido, entre 0500-0800, treinamento de toque e arremetida de ACFT CIVIL.
- As decolagens dos DC-10 e B-747 da RWY 33 serão feitas após os primeiros 60M, observando-se a marcação amarela, determinando a posição da cabine de comando dessas ACFT.
- Proibido o cheque de motores na área de PRKG da Sala AIS MIL da Base Aérea do Galeão.
-
RWY 15/33:
Concentração de quero-quero (Venellus Chilensis) na THR 15 BTN TWY A e TWY C; e na THR 33 BTN TWY G e TWY H.
Concentração de savacu (Nycticorax nycticorax) na RWY 15/33 BTN TWY E e TWY F.
Concentração de garça-branca-grande (Ardea Alba) na RWY 15/33 BTN TWY E e TWY F.
RWY 10/28:
Concentração de garça-branca-grande (Ardea Alba) na RWY 10/28.
Concentração de quero-quero (Venellus Chilensis) no final da THR 10 e THR 28.
Concentração de carcará (Caracara plancus) na THR 10 BTN TWY R e TWY AA.
- THR 15 deslocada em 130M
THR 33 deslocada em 120M
- OBS pássaros (urubus e garças) nos SECT de FNA das RWY 15 e 10 e na lateral esquerda da RWY 10, em toda a sua extensão.
- AVBL fornecimento de oxigênio gasoso pela Ala 11.
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
- OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego.
- Em virtude dos requisitos OPR necessários para as STAR e/ou SID na TMA do Rio de Janeiro, a utilização das rotas RNAV 5, saindo ou chegando do AD, será destinada exclusivamente para as ACFT homologadas RNAV 1 ou RNP 1.
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
-
RWY |
TORA(m) |
TODA(m) |
ASDA(m) |
LDA(m) |
ALT. GEOIDAL(m) |
COORDENADAS |
10 |
4000 |
4000 |
4000 |
4000 |
- 5,37 |
S 22 48 07 W 043 15 19 |
28 |
4000 |
4000 |
4000 |
4000 |
- 5,39 |
S 22 47 32 W 043 13 04 |
15 |
3060 |
3180 |
3060 |
2930 |
- 5,37 |
S 22 48 47 W 043 15 46 |
33 |
3050 |
3180 |
3050 |
2930 |
- 5,40 |
S 22 49 43 W 043 14 22 |
|
|
COMPL - |
- [1] MEHT: a. RWY 10 - 72FT
b. RWY 28 - 71FT
- [2] TWY AA, BB, CC e DD
- [3] EMERG.
- [4] D-CL.
- [5] D-ATIS
- [6] SRY
- [7] (21) 3398-4565
- [8] (DLY 0900-0100)
- [9]
MEHT: a. RWY 15 - 65FT b. RWY 33 - 70FT
- [10] C-AIS RJ aceita PLN e suas atualizações por: TEL CMA: (21) 3398-3057, 3398-3615 TEL PLN: (21) 3398-4738.
- [11] Aceita PLN e suas atualizações por: TEL CMM/PLN: (21) 3398-4631.
- [12] ALTN
- [13] PRI
|
|