11L -
L4
,
L9
[13]
,
L12
-
(
3200x45
ASPH
76/F/B/X/T
L13
,
L14
,
L15
,
L17
)
-
L2
,
L9
[13]
,
L12
-
29R
11R -
L4
,
L9
[13]
,
L12A
-
(
3300x45
ASPH
68/F/B/W/T
L14A
,
L15
)
-
L4
,
L9
[13]
,
L12A
-
29L
|
SBBS (CINDACTA 1)
|
RMK - |
DADOS GEOGRÁFICOS E ADMINISTRATIVOS DO AERÓDROMO
- HELPN MIL – Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
DADOS DE PÁTIOS, PISTAS DE TÁXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
- Testes de motor de ACFT deverão ocorrer
preferencialmente na TWY Tango, sob COOR entre
TWR Brasilia (RTF) e INFRAMERICA +55 (61) 3214-
6375.
- ACFT com envergadura ABV 20M, com DEST aos Hangares de Aviação Geral, AUTH o acesso pela TWY Quebec Quebec somente rebocada e estacionada totalmente no interior do hangar, é compulsório acompanhamento do fiscal da INFRAMERICA.
- ACFT com asa rotativa deverão fazer CTC prévio com a
adiministração do Aeródromo +55 (61) 3214-6375 e
TWR Brasília (RTF) para cheque e teste de motores.
- BFR ingresso TWY Quebec a partir da TWY Quebec Quebec compulsório CTC com a TWR INFO posicionamento da ACFT. Permitido TAX de ACFT com envergadura até 20m.
- TWY Lima 4, Lima 5, Lima 6,Lima 8 e Romeo BTN Lima 3 e Lima 7, envergadura MAX 36M.
- TWY Lima 2, Lima 3, Lima 7, Lima 8, Tango, Kilo BTN Lima 4 e Hotel, Kilo BTN Lima 7 e Uniform, Romeo BTN Lima 2 e Lima 4, Romeo BTN Lima 7 e Uniform, Hotel BTN Golf e November, Hotel BTN Oscar e Bravo, Quebec BTN PSN 55/66 OPR CTN devido não visualização pela TWR-BR.
- Área de PRKG para aviação geral OPR conforme seguintes PROC: 1 - Preferencialmente PRKG aviação geral de pequeno porte até 5700Kg (12566.33 libras) no pátio 02 Eventualmente será permitido o uso do pátio 01 ou pátio 03 quando os demais estiverem lotados; 2 - ACFT aviação geral com DEST ao pátio 02 deverão utilizar obrigatoriamente TWY do pátio 02 (PSN 52 a 61). No período noturno OPR com CTN devido pátio LGTD, porém sem balizamento; 3 - TWY QQ, operação diurna e noturna por responsabilidade do OPR da ACFT.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA PISTA
- Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
- THR 29R deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11L;
THR 29L deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11R.
ATS INSTALAÇÕES DE COMUNICAÇÃO
- A TWR Brasília não informará a hora de decolagem às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
- Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Brasília a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
REGULAMENTOS LOCAIS DE AERÓDROMO
- OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
-
PRB FLT LCA no circuito de TFC, treinamento de PROC IFR, de TGL
ou demais tipos de treinamento que interfiram MOV AD de 0800-1500,
2100-0100.
- CTR separação MNM BTN ACFT em torno do AD poderá ser de 3NM
-
NADP:
-Os PROC de DEP deverão ser conforme previsto nas cartas SID da
localidade.
-Somente serão AUTH OPS de TKOF da RWY 11L de ACFT não
consideradas ruidosas. Os pilotos em comando das ACFT ruidosas
deverão informar ao TFC Brasília, a partir de 15 MIN BFR EOBT. A
operação de TKOF das ACFT que não atendam aos limites de ruído
em questão estará SUBJ fluxo de APCH para a RWY 11R.
-BTN 0100-0900 UTC, quando sistema de pistas 11L/11R estiver em
uso, as OPS de TKOF serão realizadas da RWY 11R, EXC quando
esta RWY estiver indisponível.
PROCEDIMENTOS DE VOO
- - Nas OPS de TKOF:
As aeronaves devem utilizar, em condições normais de operação, as RWY11L ou RWY29R com destino a localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília. E, aquelas com destino a localidades ao Sul e Sudeste utilizem RWY11R ou RWY29L.
- Nas OPS de LDG:
As aeronaves devem utilizar, em condições normais de operação, as RWY11L ou RWY29R procedentes de localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília. E, aquelas procedentes de localidades ao Sul e Sudeste utilizem RWY11R ou RWY29L.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
- Aviação Geral:
1- PRKG de ANV nos APN 02 e 03 PPR do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco_sbbr@inframerica.aero, para maiores INFO TEL: +55 (61) 3214-6375, +55 (61) 3214-6069 ou (61) 3214-6041. Obrigatório o uso de barra de reboque para saída da posição. Permanência MAX no solo: voo INTL 04 HR; voo DOM 03 HR.
2- Permanência de ANV superior às descritas acima sujeitas à confirmação de disponibilidade com programação do Centro de Controle Operacional – CCO, via e-mail cco_sbbr@inframerica.aero ou pelos TEL: +55 (61) 3214-6375, +55 (61) 3214-6069 ou (61) 3214-6041.
- Não AUTH a apresentação de NTV por RTF.
- Somente poderão OPR ACFT que possam MNTN velocidade FNA MNM de 120KT IAS nos horários BTN 0900-1400 2100-0000.
- Não será aceito AFIL pelo APP Brasília. ACFT com PLN VFR que
operem a partir de AD desprovido de órgão ATS e que não planejem
ingressar em espaço aéreo controlado ou em ZIDA estão dispensadas
de apresentação de PLN, desde que não pretendam utilizar os
serviços de informação de voo e de alerta
- Concentração de pássaros (pombos) nas STRIP das RWY 11L/29R e 11R/29L
- ACFT externas ao COMAER com DEST APN MIL CTC SCOAM (61) 99987-7806/(92) 99197-4388 com 24H de antecedência.
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
-
RWY |
TORA(m) |
TODA(m) |
ASDA(m) |
LDA(m) |
ALT. GEOIDAL(m) |
COORDENADAS |
11L |
3050 |
3200 |
3050 |
3050 |
-12.60 |
S 15 51 49 W 047 55 39 |
29R |
3200 |
3200 |
3200 |
3050 |
-12.63 |
S 15 51 42 W 047 53 52 |
11R |
3150 |
3300 |
3150 |
3150 |
-12.60 |
S 15 52 50 W 047 56 24 |
29L |
3300 |
3300 |
3300 |
3150 |
-12.579 |
S 15 52 43 W 047 54 33 |
|
|