Santa Maria
( SBAR ) /
ARACAJU,
SE
|
10 59 07S/037 04 24W |
AD
INTL
PUB
Aeroportos do Nordeste do Brasil S.A - Aena Brasil
9S
UTC-3
VFR IFR
L21
,
L23
|
7 (23) |
12 -
L9
[1]
,
L12
-
(
2200x45
ASPH
48/F/B/X/T
L14
,
L15
)
-
L9
[1]
,
L12
-
30
|
SBRE (CINDACTA 3)
|
COM - |
TORRE
[5]
118.800
118.100
|
|
RDONAV - |
VOR/DME ARU
115.4 1058.92S/03704.64W
|
|
CMB-
PF
TF
RFFS -
CAT CIVIL - 7
|
MET -
|
MET CIVIL –
[2]
[3]
[5]
|
|
AIS - |
AIS CIVIL –
[2]
[4]
[5]
|
|
RMK - |
SERVIÇOS DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO
- Plano de Remoção de Aeronaves Inoperantes (PRAI): Capacidade para remoção de ACFT critica 4C modelo: B737-800 - Peso 80 toneladas, acionamento TEL: (79) 3212-8557 e (81) 98139-6400.
OBSTÁCULOS DE AERÓDROMO
- OBS OBST (Morro da Piçarreira), ELEV 242FT, DIST 3203M da THR 12, BTN AZM 289 a 302DEG
- OBS OBST (grupo de coqueiros) ELEV 77FT, DIST 439M da THR 30, BTN AZM 100 a 134DEG
- OBS OBST (casa) ELEV 63FT, DIST 461M THR 30, AZM 98DEG
- OBS OBST (árvore) ELEV 30FT, DIST 228M THR 30, AZM 90DEG
- OBS OBST (árvore) ELEV 33FT, DIST 213M THR 30, AZM 147DEG
- OBS OBST (antena) ELEV 83FT, DIST 1061 THR 30, AZM 127DEG
- OBS OBST (antena) ELEV 94FT, DIST 1083 THR 30, AZM 109DEG
REGULAMENTOS LOCAIS DE AERÓDROMO
- É obrigatória a utilização de “push back” para ACFT acima de 20t, nos PROC de saída do pátio de ACFT. Caberá ao OPR aéreo garantir a AVBL dos meios próprios ou contratados para realizar tal operação
- O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4C ou inferior
- Restrição a classes e tipos de ACFT: - ACFT WO EQPT RDO; - GLD; - ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT
- Restrição aos serviços aéreos: - Lançamento de objetos ou pulverização; - Reboque de ACFT; - Lançamento de paraquedas; - FLT acrobático
- Giro de 180° de ACFT do porte de FOKKER 100, BOEING 737 ou maiores, somente nas THR.
- OPS e permanência de ACFT aviação geral, militar e táxi aéreo PPR com 48HR de antecedência do LDG através do link https://agendamentopouso.aenabrasil.com.br/ ou dos TEL: (79) 3212-8557 ou (81) 98139-6400, fins COOR PRKG.
PROCEDIMENTOS DE VOO
- Não confundir a RWY quando na APCH para THR 12 com uma Avenida no seu alinhamento DIST APRX 1300M à direita da THR 12
INFORMAÇÃO ADICIONAL
- Proibida apresentação de PLN e suas mensagens de atualização por radiotelefonia exceto:
1- Mensagens de atualização(CHG e DLA) que já receberam autorização do órgão ATC; 2- helidecks de unidades de óleo e gás AUTH apresentação de PVC via radiotelefonia ao órgão ATS responsável pela área de origem do voo em situações de EMERG: 2.1- situações que possam vir a comprometer o meio ambiente; 2.2- situações que possam vir a comprometer seriamente a integridade física da plataforma marítima; 2.3- situações que possam vir a comprometer seriamente a integridade física dos habitantes da plataforma marítima; e 2.4- situações que possam vir a colocar em risco a navegação em mar aberto das demais embarcações
- Para operações internacionais, coordenar com o Administrador do Aeródromo com no mínimo 72 horas de antecedência, através dos TEL: (79) 3212-8557 / (81) 98139-6400 ou pelo e-mail agendamento.sbar@aenabrasil.com.br.
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
- OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
-
RWY |
TORA(m) |
TODA(m) |
ASDA(m) |
LDA(m) |
ALT. GEOIDAL(m) |
COORDENADAS |
12 |
2200 |
2200 |
2200 |
2200 |
-10,26 |
S 10 59 01 W 037 04 49 |
30 |
2200 |
2200 |
2200 |
2200 |
-10,28 |
S 10 59 04 W 037 03 37 |
|
|
COMPL - |
- [1]
MEHT: RWY 12 - 56FT; RWY 30 - 53FT
- [2] Autoatendimento
- [3] Dúvidas sobre a utilização do portal www.redemet.aer.mil.br e demais INFO consultar o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) TEL: (21) 2174-7312, (21) 2174-7310, (21) 2174-7306, (21) 2174 -7303 e (21) 3475-9922.
- [4] Para Informações Aeronáuticas adicionais consultar o Centro de Informação Aeronáutica RECIFE (C-AIS RE), Recebimento de PLN e MSG de atualização TEL: (81) 2129-8212 e (81) 2129-8215
- [5] OPR NAV Brasil.
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