EXERCÍCIO DE CINZAS VULCÂNICAS - SAM VOLCEX 24/01 - ATIVADO
Identificação: EXERCÍCIO VA SAM VOLCEX 24/01
Período: De 3 a 6 de dezembro de 2024.
Duração: 12 horas (após recebido o primeiro alerta)
Vulcões fictícios e jurisdições: VOLCAN 01 AND VOLCAN 02 - VAAC BUENOS AIRES e VOLCAN 03 - VAAC WASHINGTON
Denominada SAM VOLCEX 24/01 (Exercício de Cinzas Vulcânicas na Região da América do Sul), a dispersão simulada de cinzas vulcânicas faz parte de testes periódicos solicitados pelo GREPECAS (Grupo Regional de Planejamento e Implementação CAR/SAM) e seu objetivo é avaliar as coordenações e as divulgações das informações aeronáuticas pertinentes durante uma atividade vulcânica significativa que afete a navegação aérea.
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VOLCANIC ASH EXERCISE - SAM VOLCEX 24/01 - ACTIVATED
Identification: VA EXERCISE SAM VOLCEX 01/24
Period: From december 3 to 6, 2024
Duration: 12 hours (after receiving the first alert)
Fictional volcanoes and jurisdictions: VOLCAN 01 AND VOLCAN 02 - VAAC BUENOS AIRES and VOLCAN 03 - VAAC WASHINGTON
Named SAM VOLCEX 01/24 (Volcanic Ash Exercise in the South American Region), the simulated ash dispersal volcanic activity is part of periodic tests requested by the GREPECAS (CAR/SAM Regional Planning and Implementation Group) and its objective is to assess the coordination and dissemination of pertinent aeronautical information during a significant volcanic activity affecting air navigation.
A partir de 11/12/2019, Rotas Preferenciais passa a se chamar Playbook de Rotas, passando a disponibilizar as rotas do tipo 'SWAP', conforme item 3.8 da AIC N49/20.
Permanecem em vigor as identificações das Rotas Preferenciais e Alternativas (Ident Anterior) até o novo ciclo de Rotas que vigorará a partir do dia 02/01/2020.
Devido ao impacto na demanda de tráfego aéreo causado pela pandemia do coronavirus (COVID-19), algumas Rotas Preferenciais e Alternativas deixaram de ser OBRIGATÓRIAS e passaram a ser denominadas, temporariamente, Rotas Opcionais (OPC). Caso não exista Rota Preferencial ou Alternativa para o trecho do voo, os usuários poderão utilizar as rotas OPC ou a estrutura de rotas publicadas na AIP-Brasil, obedecendo sempre a tabela de níveis de cruzeiro. As rotas OPC estão pré-aprovadas pelos órgãos ATC e pelo CGNA. Outras rotas DCT diferentes das cadastradas como OPC poderão NÃO serem aprovadas.
Em caso dúvidas ou sugestões clique aqui e abra um chamado por meio do SAC-DECEA.