02L -
L9(3.23)
[1]
[12]
[14]
,
L12
-
(
1260x30
ASPH
39/F/B/X/T
L14
,
L15
)
-
L9(3.12)
[11]
[14]
,
L12
-
20R
02R -
L9(3.23)
[1]
[2]
[14]
,
L12
-
(
1323x42
ASPH
65/F/B/X/T
L14
,
L15
)
-
L9(3.12)
[4]
[14]
,
L12
-
20L
|
SBCW (CRCEA-SE)
|
RMK - |
DADOS GEOGRÁFICOS E ADMINISTRATIVOS DO AERÓDROMO
- Pátio de ACFT e área de estadia restrito para PRKG ou pernoite de ACFT com peso superior a 5700 Kg. A administração do aeroporto deverá ser consultada com antecedênciase há disponibilidade
- Não AUTH apresentação de Plano de Voo por radiotelefonia
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
- AD HR SER 0900-0200 UTC para LDG e TKOF de ACFT da Aviação Comercial - Grupo 1, conforme Declaração de Capacidade do Aeroporto divulgada pela ANAC.
DADOS DE PÁTIOS, PISTAS DE TÁXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
- Operador de aeródromo deve realizar procedimento de verificação de segurança de aeronaves dos operadores de táxi aéreo e da aviação geral após o pouso e parada nas posições no pátio de estacionamento diariamente de 0800 às 0100.
- OPS noturna OBS falta de balizamento.
- ACFT com destino ao PÁTIO MILITAR deverão entrar em CTC FREQ 122.30MHZ (OPS III COMAR), informando a maior autoridade a bordo e apoio de solo necessário. A solicitação de necessidade de utilização do PÁTIO MILITAR deverá ser informada com antecedência MNM de 24HR pelo e-mail ataer.iiicomar@fab.mil.br e pelo tel: (21) 99609-5236.
- Pátio PRKG do TERCEIRO COMANDO AÉREO REGIONAL (III COMAR) AVBL somente para ACFT MIL PPR através do TEL: (21) 99609-5236.
- Pátio A reservado para embarque, com tolerância máxima de uma hora.
- Recomenda-se amarrar e bloquear comandos ACFT estacionadas nos canteiros 5 e 6 ADJ TWY BRAVO, devido a táxi de HEL naquele local.
- Pátio GEIV exclusivo para ACFT MIL de asa fixa, com envergadura máxima de até 20m e comprimento de até 21m. A solicitação de necessidade de utilização do pátio do GEIV deverá ser informada com antecedência MNM de 24HR pelo e-mail tatica@decea.gov.br e pelos tel: (21) 2101-6433 ou (21) 2101-6423. A autorização para a utilização do pátio será formalizada por e-mail. As ACFT deverão entrar em CTC com TÁTICA IV (india victor), FREQ 123.50 MHZ, informando a maior autoridade a bordo e apoio de solo necessário. Não está autorizado o ingresso no pátio sem o contato bilateral com a estação tática.
OBSTÁCULOS DE AERÓDROMO
- Cuidado: Morro Pão de Açúcar com ALT 1326FT e demais OBST situados nas suas imediações encontram-se a 3697M (2NM da THR 02R no prolongamento do eixo da RWY). (Ver também carta de obstáculo e ENR 2)
- OBST NO LGTD:
1) Árvore nas COORD 225457.26S/0430941.12W DIST 125M THR 02R
AZM 078 DEG ALT 14.349M AMSL
2) Árvore nas COORD 225456.97S/0430940.97W DIST 134M THR 02R
AZM 075 DEG ALT 13.804M AMSL
3) Árvore nas COORD 225456.52S/0430940.90W DIST 143M THR 02R
AZM 072 DEG ALT 14.505M AMSL
4) Árvore nas COORD 225456.08S/0430940.90W DIST 152M THR 02R
AZM 068 DEG ALT 13.077M AMSL
5) Árvore nas COORD 225455.16S/0430941.05W DIST 170M THR 02R
AZM 060 DEG ALT 16.665M AMSL
6) Edificação nas COORD 225457.89S/0430940.23W DIST 138M THR
02R AZM 091 DEG ALT 12.152M AMSL
7) Edificação nas COORD 225457.48S/0430940.45W DIST 137M THR
02R AZM 085 DEG ALT 14.024M AMSL
8) Edificação nas COORD 225456.45S/0430940.53W DIST 152M THR
02R AZM 074 DEG ALT 14.016M AMSL
9) Edificação nas COORD 225455.91S/0430939.60W DIST 185M THR
02R AZM 074 DEG ALT 13.184M AMSL
- OBS OBST (EDIFICAÇÃO) LGTD 225357S/0431213W ELEV 61,22M
- OBS OBST (mastro) LGTD COORD 225430.24S/0431037.18W ELEV 88,27M
- OBS OBST (mastro) NEG LGTD COORD 225425.14S/0431039.57W ELEV 116,15M
- OBS OBST montado (mastro) LGTD COORD 225531.98S/0431127.03W ELEV 193.20M AMSL
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA PISTA
- CPA:
RWY 02R/20L
RWY 02L/20R
- RCD:
RWY 02L/20R 3C
RWY 02R/20L 4C
REGULAMENTOS LOCAIS DE AERÓDROMO
- As subidas VMC para ACFT com destino ao SUL deverão ser efetuadas via BARRA (entrada da Baía da Guanabara).
- Proibidos os voos de instrução primária, de pilotagem elementar, de treinamento e de cargueiros.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
- ACFT da aviação geral, inclusive taxi aéreo, deverão COOR previamente sua OPS MNM 03HR BFR LDG pretendido por e-mail aviacaogeral.sbrj@infraero.gov.br, informando matrícula da ACFT, quantidade passageiros embarcando/desembarcando.
- Concentração de pássaros no SECT de APCH da RWY 02/20 e circuito de TFC.
- Aeronaves em aproximação para as pistas 02L e 02R, observar cruzamento de viaturas entre a Escola Naval e o pátio de estacionamento do aeroporto, próximo à cabeceira
- Se o piloto não conhecer o aeródromo, solicitar o apoio de FOLLOW-ME à TWR SOLO
- A TWR Rio de Janeiro não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto a frequência do próximo órgão a ser chamado após a TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
- Nas OPS de ARR, os pilotos não reportarão para a TWR Santos Dumont a condição de trem de pouso, exceto situações de emergência com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
- Para informações adicionais consultar Centro de Informações Aeronáuticas Rio De Janeiro (C-AIS RJ), Tel (21) 3398-4738
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
- OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego
- Em virtude dos requisitos operacionais necessários para as STAR e/ou SID na área terminal do Rio de Janeiro, a utilização das rotas RNAV 5, saindo ou chegando do AD, será destinada exclusivamente para as aeronaves homologadas RNAV 1 ou RNP 1
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
-
RWY |
TORA(m) |
TODA(m) |
ASDA(m) |
LDA(m) |
ALT. GEOIDAL(m) |
COORDENADAS |
02L |
1260 |
1260 |
1260 |
1260 |
-5,51 |
S22 54 57 W043 09 48 |
20R |
1260 |
1260 |
1260 |
1260 |
-5,50 |
S22 54 17 W043 09 50 |
02R |
1323 |
1323 |
1323 |
1323 |
-5,51 |
S22 54 59 W043 09 45 |
20L |
1323 |
1323 |
1323 |
1323 |
-5,50 |
S22 54 17 W043 09 48 |
Medidas de Runway Distance Remaining Signs (RDRS) para a 02R/20L:
-
Painel (Sign) |
Distância de RWY Remanescente(ft) |
Distância de RWY Remanescente(m) |
3 |
3169 |
966 |
2 |
2169 |
661 |
1 |
1169 |
356 |
|
|