ROTAER D-AMDT 39/24 Ver mudanças

Governador José Richa ( SBLO ) / LONDRINA, PR 23 19 49S/051 08 12W
AD PUB CCR AEROPORTOS 5SE UTC-3 VFR IFR L21 , L26 569 (1867)

13 - L9 [1] [6] , L12 - ( 2100x45 ASPH 50/F/A/X/T L14 , L15 ) - L9 [1] [6] , L12 - 31

SBCW (CINDACTA 2)
COM -
TORRE [6] 118.400 [4]
ATIS [6] 127.675
RDONAV -
VOR/DME LON [6] 112.4 2320.37S/05106.75W
CMB- [2] PF TF SER - S3   RFFS - CAT CIVIL - 7
MET - MET CIVIL –

[3] [6] [7] (43) 3337-5576 CMA 1,2,3,4,5,6,7,8,9

AIS - AIS CIVIL – [3] [5]

RMK -

SERVIÇOS DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO
  1. Plano de Remoção de ACFT inoperantes (PRAI): Capacidade para remoção de ACFT Learjet 24 - Peso 6.300 kg, acionamento Tel: (43) 3027-9101.
DADOS DE PÁTIOS, PISTAS DE TÁXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. PRKG operando conforme seguintes procedimentos:
    - Pátio NR 1 ACPT ACFT com envergadura máxima de 36M.
    - Pátio Aviação Geral/Executiva ACPT ACFT com envergadura máxima de 17M.
    - Hangares ACPT envergadura máxima de 24M.
    - Acesso de ACFT estacionamento NR 10 a 15: cortar motores conforme balizador e empurrar ACFT para local de PRKG.
    - Pátio aviação geral: Devido à convergência da sinalização horizontal, PRB movimentação simultânea de ACFT. Operação com cautela e sob autorização do balizador para chegada ou saída.
    - ACFT asas rotativas estacionadas nos box 7A e 9A saída através de giro de 180°.
  2. Compulsória AUTH prévia da concessionária com no mínimo 02 (duas) HR de antecedência à operação, mediante solicitação através do WebApp-CCR AVG pelo link: ga.ccraeroportos.com.br quando:

    01 - ACFT necessitar de reserva de pátio;
    02 - ACFT de matrícula internacional;
    03 - ACFT de matrícula brasileira e mais de um proprietário/operador registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB);
    04 - ACFT de matrícula brasileira, sem cadastro de aeronave/financeiro no WebApp-CCR AVG ou que precise de atualização, mesmo sem intenção de uso do pátio;
    05 - ACFT isenta, em voo de experiência ou de instrução, nos casos de a categoria de registro da aeronave no RAB não constar como PRIVADA, de INSTRUCAO ou EXPERIMENTAL.

    -O Centro de Operações Aeroportuárias (APOC), analisará a solicitação e retornará com o status através do WebApp-CCR AVG. Quando necessário, serão solicitados ajustes na programação que deverão ser regularizados no mínimo 30 MIN antes da operação, caso contrário a solicitação será cancelada.
    -Para dúvidas ou auxílio, consulte os canais de comunicação no website: www.ccraeroportos.com.br/clientes-aeroportuarios. Em caso de contingência, entre em contato com o aeroporto através do e-mail: apoc.ldb@grupoccr.com.br.

  3. Compulsória a utilização de PUSH-BACK na saída do pátio NR 1, exceto aeronaves com envergadura inferior a 12m. O OPR deve prover meios para OPS de push-back da ACFT
  4. Compulsório acionamento luz anticolisão até corte dos motores e antes iniciar PUSH BACK.Acionamento de motores e PUSH BACK somente após COORD com a administração aeroportuária por meio do fiscal de pátio. Após liberação, ACFT chamar TWR LONDRINA
  5. ACFT envergadura superior a 12m, quando ocupando posição de estacionamento no pátio NR 1, somente deverá acionar motores após conclusão da operação de PUSH BACK,na faixa de rolagem, devido via de serviço existente na retaguarda das ACFT
  6. PRB realização de cheque de motores no pátio e hangares. Teste de motores apenas na TWY D mediante coordenação com fiscalização de pátio e TWR
OBSTÁCULOS DE AERÓDROMO
  1. OBST (Mastro) NEG LGTD COOD 231820.70S/0510954.80W, ELEV 2077FT.
  2. OBST LGTD violando o plano básico de Zona de Proteção do AD:
    01- (Antena) COORD 231918.02S/0511000.30W, ELEV 2074FT
    02- (Antena) COORD 231848.27S/0510912.61W, ELEV 2095FT
    03- (Torre) COORD 231836.00S/0510957.00W, ELEV 2330FT
  3. OBS OBST (antena TV), 116M HGT, DIST 5199M THR 13 e 1316M do prolongamento do RCL da RWY
  4. OBS OBST (antena TELEPAR), 70M HGT, DIST 3800M THR 13 e 1900M a direita RCL
  5. OBS OBST (antena SERCOMTEL), 83M HGT, DIST 5090M THR 13 e 660M a esquerda RCL
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA PISTA
  1. THR 13 deslocada 335M para LDG e RWY 31 últimos 335M NO AVBL para TKOF
REGULAMENTOS LOCAIS DE AERÓDROMO
  1. Circuito de TFC para HEL HGT MNM 600FT (altitude MNM 2469FT).
  2. Circuito de TFC para ACFT asa fixa HGT MNM 1200FT (altitude MNM de 3069FT).
  3. OBS ACFT em voo de instrução próximo ao AD
  4. RWY 13/31 autorização de giro de 180° para ACFT acima PMD 40t somente nas THR
  5. ACFT realizando transporte de enfermos que necessitar usar o pátio, coordenar com antecedência pelo (43) 3027-9105
  6. ACFT asa rotativa não AUTH APCH direta no pátio NR 1 e pátio aviação geral/executiva
  7. OBS concentração de pipas nas THR 13, THR 31 e no circuito de TFC principalmente SAT, SUN e HOL
  8. Restrições Operacionais:
    a) PRB OPS simultânea de push-back no pátio de ACFT ou OPS de ACFT na TWY ECHO com OPS de LDG ou TKOF de ACFT de código de referência 3 ou 4 na RWY 13/31 em Condições Meteorológicas de Voo por Instrumento (IMC);
    b) PRB OPS simultânea da via de acesso de ACFT ao Hangar da Oficina "OUTRA" com OPS de ACFT letra de código de referência "C" na TWY ECHO.
  9. Tipo de operação por pista/cabeceira:
    Cabeceira 13: VFR Diurno/Noturno e IFR Não-precisão Diurno/Noturno e;
    Cabeceira 31: VFR Diurno/Noturno e IFR Não-precisão Diurno/Noturno.
PROCEDIMENTOS DE VOO
  1. CTC compulsório FREQ 118.40MHZ para INFO de TFC no acionamento e deslocamento das ACFT devido TWR-Londrina NEG REF visual de TFC no acesso aos hangares e aeroclube
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. AD OBS concentração de pássaros na área de MOV e VCY
  2. Aviação Geral: Utilizar a via de pedestres durante embarque e desembarque, não sendo permitido contato com aviação comercial devido requisitos de segurança
  3. Via de acesso aos hangares da aviação geral não consiste TWY. Operação diurna e noturna por conta e risco do OPR da ACFT. Via sem balizamento
  4. O aeroporto pode ser utilizado regularmente por ACFT compatíveis com o código de referência 4C ou inferior;
  5. Concentração de quero-quero (Vanellus chilensis) na THR 13 BTN TWY B e TWY C
  6. Concentração de quero-quero (Vanellus chilensis) na THR 31 BTN TWY D e TWY C
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
31 1765 1765 1765 1765 -2.90 S23 20 13
W051 07 13
13 2010 2100 2010 1675 -2.90 S 23 19 49
W 051 08 23
COMPL -
  • [1] MEHT: a. RWY 13 – 106FT. b. RWY 31 – 55FT.
  • [2] OPR Petrobras. MON TIL FRI 0700/0200 SST SUN 0700/2300 Demais O/R TEL (43) 3326 1334 / (43) 3027 9105. OPR Shell: MON TIL SUN 0740/2350 Demais O/R TEL:(43) 3325 7435 / (43)3027-9105
  • [3] Autoatendimento
  • [4] Não serão aceitos pela TWR Londrina PLN e suas atualizações por RTF
  • [5] Para Informações Aeronáuticas adicionais consultar o Centro de Informação Aeronáutica - CENTRO DE GERENCIAMENTO DA NAVEGAÇÃO AÉREA (C-AIS CGNA) pelo TEL (21) 2101-6680. Recebimento de PLN e MSG de atualização pelo TEL: (21) 2174-7510.
  • [6] OPR NAV Brasil
  • [7] Dúvidas sobre a utilização do Portal www.redemet.aer.mil.br e demais informações, consultar o Centro Integrado de Meteorologia de Aeronáutica (CIMAER) Tel: (21)2174-7303 e (21) 99499-7617.
TEMP (0)

Suplementos AIP (4)

N0118 | 05/09/24 TWR HORÁRIO DE SERVIÇO

TORRE HORÁRIO DE  SERVIÇO 0900-0300

Período: De 05 de setembro de 2024, 0900 UTC até 18 de agosto de 2025, 0300 UTC.
Ref: AIP ENR 2.2

N0114 | 08/08/24 ATS INSTALAÇÕES DE COMUNICAÇÃO

- AFIS Londrina 129.70MHZ horário de serviço 0300-0900 instalado.

RMK: AFIS prestado pelo APP Londrina.

Período: De 08 de agosto de 2024, 0000 UTC até 17 de agosto de 2025, 0900 UTC.
Ref: AIP AD 2.18

N0115 | 08/08/24 ESPAÇO AÉREO ATS

- Zona de Informação de Voo (Fiz Londrina) centro 231959S/0510759W raio 05NM - horário de serviço 0300-0900 - ativada.

Limites verticais: GND/3500FT AMSL

Período: De 08 de agosto de 2024, 0300 UTC até 17 de agosto de 2025, 0900 UTC.
Ref: AIP ENR 2.2

N0069 | 16/05/24 AUXÍLIOS-RÁDIO À NAVEGAÇÃO

- VOR/DME LON 112.400MHZ/CH71X não utilizável.

Período: De 16 de maio de 2024, 0000 UTC até 15 de abril de 2025, 2359 UTC.
Ref: AIP ENR 4.1

NOTAM (Carregando ...)


Nascer/Por do Sol

Dados METAR/TAF indisponíveis!


OPEA/Obstáculos


Cartas (12)

ADC


IAC


PDC


SID



Rotas Preferenciais (0)