ROTAER D-AMDT 26/24 Ver mudanças

Marechal Cunha Machado ( SBSL ) / SÃO LUÍS, MA 02 35 13S/044 14 10W
AD INTL PUB CCR AEROPORTOS 13SE UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 54 (177)

06 - L9 [1] , L12A - ( 2385x45 ASPH 54/F/A/X/T L14A , L15 ) - L9 [8] , L12A - 24

09 - L12 - ( 1464x45 ASPH 52/F/A/X/T L14 , L15 ) - L12 - 27

SBAZ (CINDACTA 4)
COM -
TORRE [3] 118.900
ATIS [2]
RDONAV -
ILS/DME 06 ISL 109.3 0234.70S/04413.70W
VOR/DME SLI 113.5 0235.35S/04414.40W
CMB- [4] [5] PF TF SER - S5   RFFS - CAT - 7
MET - MET CIVIL –

[6] [7]

AIS - AIS CIVIL – [6] [9]

RMK -

DADOS DE PÁTIOS, PISTAS DE TÁXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Compulsória AUTH prévia da concessionária com no mínimo 02 (duas) HR de antecedência à operação, mediante solicitação através do WebApp-CCR AVG pelo link ga.ccraeroportos.com.br quando:
    01 - ACFT necessitar de reserva de pátio;
    02 - ACFT de matrícula internacional;
    03 - ACFT de matrícula brasileira e mais de um proprietário/operador registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB);
    04 - ACFT de matrícula brasileira, sem cadastro de aeronave/financeiro no WebApp-CCR AVG ou que precise de atualização, mesmo sem intenção de uso do pátio;
    05 - ACFT isenta, em voo de experiência ou de instrução, nos casos de a categoria de registro da aeronave no RAB não constar como PRIVADA, de INSTRUCAO ou EXPERIMENTAL.

    -O Centro de Operações Aeroportuárias (APOC), analisará a solicitação e retornará com o status através do WebApp- CCR AVG. Quando necessário, serão solicitados ajustes na programação que deverão ser regularizados no mínimo 30 MIN antes da operação, caso contrário a solicitação será cancelada.

    -Para dúvidas ou auxílio, consulte os canais de comunicação no website www.ccraeroportos.com.br/clientes-aeroportuarios Em caso de contingência, entre em contato com o aeroporto através do e-mail: apoc.slz@grupoccr.com.br.
OBSTÁCULOS DE AERÓDROMO
  1. OBS OBST (torre de telefonia celular) ELEV 323FT, DIST 5143M THR 06, AZM 050DEG
  2. OBS OBST (antena) DIST 6402M da THR 24, AZM 057DEG, ELEV 341.20FT
  3. OBS OBST (TORRE DE TELEFONIA CELULAR) LGTD COORD 023446.91S/0441152.25W ELEV 125.4M MONTADO
  4. OBST (TORRE) LGTD COORD 023614.17S/0441405.66W ELEV 338FT
  5. OBST (TORRE) LGTD COORD 023521.86S/0441130.81W ELEV 430FT
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA PISTA
  1. RWY 09 e RWY 27 últimos 90M CLSD para LDG/TKOF devido provimento de RESA.
  2. THR 09 deslocada 80M.
  3. RWY 06 e RWY 24 últimos 90M CLSD para LDG/TKOF devido provimento de RESA.
REGULAMENTOS LOCAIS DE AERÓDROMO
  1. OBS ACFT em vôo de instrução próximo ao AD
  2. Proibido check de motores nas posições de estacionamento em frente à Sala AIS
  3. ACFT com peso igual ou superior a 5700Kg devem fazer os giros de 180DEG sobre as pistas apenas sobre as partes concretadas
  4. ACFT estacionadas ou em movimento no pátio de aviação geral, imediações do pátio 2, estarão fora do contato visual da torre de controle, devido obstrução causada pela cobertura do terminal de passageiros e pelo corredor de embarque nº 1
  5. Proibida a operação de aeronaves que não disponham de meios que possibilitem comunicação bilateral constante com a torre de controle
  6. OPS de solo na posição 9 do APN 01 em condições noturnas deverão ser coordenados com o administrador aeroportuário com antecedência de 3 HR.
  7. Obrigatório uso de amarras no APN 2 quando mantidos por período acima de 3 HR e/ou conforme necessidade devido a condição meteorológica.
  8. O aeroporto pode ser utilizado regularmente por aeronaves compatíveis com o código de referência 4D ou inferior
  9. RWY 06/24 - Código de Referência: 4D;
    RWY 09/27 - Código de Referência: 4C
PROCEDIMENTOS DE VOO
  1. Tipo de operação por pista/cabeceira:
    Cabeceira 06: VFR Diurno/Noturno e IFR precisão CAT I Diurno/Noturno;
    Cabeceira 24: VFR Diurno/Noturno e IFR Não-precisão Diurno/Noturno;
    Cabeceira 09: VFR Diurno/noturno;
    Cabeceira 27: VFR Diurno/noturno
  2. RWY 06/24 AUTH giro 180 DEG para ACFT com envergadura igual ou superior 28.7M somente nas THR
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. ACFT com peso acima de 20 toneladas ficam condicionadas OPR reboque na DEP PRKG.Caberá ao OPR garantir AVBL meios próprios ou contratados para realizar tal operação
  2. ACFT com peso acima de 20 toneladas, quando ocupando as posições de estacionamento nº 4 ou 5, somente deverão acionar motores após conclusão de operação de “push back”
  3. No atendimento de voos INTL, os operadores aéreos deverão solicitar os serviços referentes as formalidades de alfândega, imigração, ministério da agricultura, pecuária e abastecimento e vigilância sanitária com no mínimo 48h de antecedência, para deliberação dos órgãos públicos.
  4. Proibido PLN e suas atualizações por radiotelefonia
  5. ACFT MIL fazer CTC prévio nos TEL: (98) 3311-9139 para a utilização do pátio de estacionamento do CLA, tendo em vista restrições de operação no referido pátio, que tem capacidade máxima de manobra para duas aeronaves do porte do EMB110, e capacidade máxima do hangar para duas aeronaves do porte do Cessna 208
  6. Infraestrutura das pontes 1, 2 e 3 com distanciamento de aproximadamente 3M dos "T" de parada das respectivas PSN.
  7. PRB embarque e desembarque com motores acionados no APN 2.
  8. PRB o deslocamento de pessoas do APN 02 ao APN 01, sem o acompanhamento do operador aeroportuário.
  9. OBS concentração de urubus nas vizinhanças do AD principalmente nas APCH para as RWY 06/24 e 09/27
  10. O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4D ou inferior.
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
06 2295 2385 2295 2295 -24,59 S 02 35 49
W 044 14 36
24 2295 2385 2295 2295 -24,53 S 02 34 49
W 044 13 48
09 1374 1464 1374 1294 -24,59 S 02 35 18
W 044 14 30
27 1374 1384 1374 1374 -24,54 S 02 35 03
W 044 13 48
COMPL -
  • [1] MEHT:70FT
  • [2] Somente D-ATIS
  • [3] DCL
  • [4] (DLY 0900-0100) - O/R: SHELL
  • [5] PETROBRÁS H24
  • [6] AUTOATENDIMENTO
  • [7] Dúvidas sobre a utilização do Portal www.redemet.aer.mil.br e solicitação de briefing e demais informações operacionais meteorológicas consultar o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) pelos TEL: (21) 2174-7312, (21) 2174-7310, (21) 2174-7306, (21) 2174-7303, (21) 3475-9922; e TF3: 926-403 e 926-404.
  • [8] MEHT: 56FT
  • [9] Recebimento de PLN e MSG de atualização prestado pelo Centro de Informação Aeronáutica Amazônico (C-AIS AZ) via internet ou pelo tel (92) 3652-5955, (92) 3652-5960 OU (92) 3652-5965. Para informações adicionais consultar o Centro de Informação Aeronáutica Amazônico (C-AIS AZ) pelo TEL (92) 3652-5969
TEMP (0)

Suplementos AIP (0)

NOTAM (Carregando ...)


Nascer/Por do Sol

09:01

21:00


METAR

METAR SBSL 301000Z 05005KT CAVOK 26/25 Q1012=

TAF

TAF SBSL 300225Z 3006/0106 06010KT 9999 SCT020 TN25/3009Z TX31/3016Z BECMG 3010/3012 FEW020 BECMG 3014/3016 08012KT SCT025 BECMG 3018/3020 03012KT 8000 SCT025 FEW035TCU BECMG 0100/0102 05007KT CAVOK BECMG 0104/0106 07007KT 9999 FEW020 RMK PGB=


OPEA/Obstáculos


Cartas (15)

ADC


AOC


IAC


PDC


SID



Rotas Preferenciais (3)