Comparativo de Emendas ROTAER

Legenda: Adicionado Retirado
Val de Cans - Júlio Cezar Ribeiro ( SBBE ) / BELÉM, PA 01 23 05S/048 28 44W
AD INTL PUB/MIL INFRAERONorte da Amazônia Airports (NOA). 12N UTC-3 VFR IFR L21 , L26 17 (56)

02 - L9 [2] , L12 - ( 1830x45 ASPH 50/F/A/X/T L14 , L15 ) - L12 - 20

06 - L4 , L9 , L12A - ( 2800x45 ASPH 67/F/A/X/T L14A , L15 ) - L12A - 24

SBAZ (CINDACTA 4)
COM -
TORRE [6] 118.700 121.500 [3]
SOLO [2] 121.900
ATIS [4] 127.600
RDONAV -
ILS/DME 06 IBE 109.3 0122.13S/04827.94W
VOR/DME BEL 117.3 0123.06S/04828.71W
CMB- PF TF SER - S1   RFFS - CAT - 7
MET - MET MIL –

[10] [11]

AIS - AIS CIVIL – [13] [14] (91) 3210-6382 AIS MIL – [7] [9]

RMK -

DADOS GEOGRÁFICOS E ADMINISTRATIVOS DE AERÓDROMO
  1. Todas as aeronaves quando em operação de partida dos pátios 03 ou 04 deverão, obrigatóriamente, realizar push-back.
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Em COND IMC, PRB OPS de ACFT de código de referência 3 e 4 na RWY 02/20.
  2. PRB TFC de ACFT na TWY Delta durante OPS de LDG e TKOF de ACFT de código de referência 3 e 4 em COND IMC na RWY 06/24.
  3. Recomenda-se amarrar e bloquear comandos de aeronaves estacionadas nos pátios 5 e terminal da aviação geral (TAG), devido a ocorrência de vento forte.
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO
  1. OBST (torre metálica) LGTD COORD 012101.58S/0482657.41W ELEV 231.47FT montado
  2. OBST (MASTRO) LGTD COORD 012533,10S/0482831,80W ELEV 73M montado.
  3. OBST (ANTENA) NEG LGTD COORD 012530,61S/0482817,26W ELEV 265,748FT (81M) montado violando SFC horizontal interna do Plano Básico de Zona de Proteção do AD
  4. OBST (Torre) NEG LGTD COORD 012247,76S/0482614,15W ELEV 269,029FT (82M) violando SFC horizontal interna do Plano Básico de Zona de Proteção do AD.
  5. OBST (Torre) NEG LGTD COORD 012213,36S/0482636,43W ELEV 207FT (63M) montado.
  6. OBST (torre) LGTD COORD 012346.97S/0482604.49W ELEV 305FT (93M) violando a SFC Cônica do plano básico de zona de proteção do AD.
  7. OBST montado (TORRE) LGTD COORD 01 21 52,3S 48 28 07,9W ELEV 236,22FT (72M)violando SFC horizontal interna do Plano Básico de Zona de Proteção do AD.
  8. OBS torre metálica, HGT 103M, DIST 8280M THR 02 e 620M direita do CL da RWY
  9. OBS torre, HGT 115M, DIST 6792M THR 02 e 50M à esquerda do prolongamento do CL da RWY
  10. OBS OBST (poste) de 25M HGT, DIST 760M THR 02, no AZM 192DEG
  11. OBS OBST (antena), com ELEV 67FT, DIST 188M da THR 02, no AZM 204DEG
  12. OBS OBST (torre) LGTD COORD 012555.38S/0482718.80W ELEV 439FT
  13. OBST (mastro) NEG LGTD COORD 012516,46S/0482751,28W ELEV 70M
  14. OBS OBST (Torre) NEG LGTD COORD 012502,20S/0482933,22W ELEV 283FT (86,00m) violando a SFC horizontal interna do Plano Básico de Zona de Proteção do AD.
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. Restrição aos serviços aéreos:
    - Lançamento de objetos ou pulverização;
    - Reboque de ACFT;
    - Lançamento de paraquedas;
    - FLT acrobático.
  2. RWY 06/24 e RWY 02/20: Não realizar retorno fora da área de giro, EXC se AUTH pelo órgão ATS evitando giro sobre o eixo da ACFT.
  3. ACFT a jato estão PRB de efetuar manobras voltando a cauda para o prédio do AD
PROCEDIMENTOS DE ATENUAÇÃO DE RUÍDOS
  1. PRB o cheque de ENG no pátio de PRKG em frente às instalações da TWR, Sala AIS e MET do AD
PROCEDIMENTOS DE VOO
  1. ACFT de pequeno porte OPR GND, no SECT S do AD, parte do pátio de PRKG em frente à estação de PAX, deverão fazê-lo com CTN, devido falta de VIS da TWR neste SECT
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. OBS presença de urubus nas VCY do AD, principalmente nos SECT de APCH e TKOF. Presença de urubus com maior frequência 1200-1500 1900-2100 UTC.
  2. Restrição a classes e tipos de ACFT:
    - ACFT WO EQPT RDO;
    - GLD;
    - ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT
  3. O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4E ou inferior
  4. Não confudir o farol náutico nas COORD 01 27.92S/048 30.32W com o ABN de SBBE
  5. PRB apresentação de PLN e suas atualizações via fonia diretamente ao órgão ATC para ACFT DEP SBBE
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
02 1830 1830 1830 1830 - 24,17 S01 23 26
W048 28 38
20 1830 1830 1830 1830 - 24,17 S01 22 27
W048 28 33
06 2800 2800 2800 2800 -24,17 S 01 23 17
W 048 29 06
24 2800 2800 2800 2800 -24,17 S 01 22 13
W 048 28 01
COMPL -
  • [1] MEHT: a. RWY 06 – 66FT b. RWY 02 – 44FT
  • [2] MON TIL FRI 0930-0130
  • [3] EMERG
  • [4] D-ATIS
  • [5] Prestado pelo serviço de autoatendimento e pelo TEL para ajuda relacionada à utilização do site e para consultas por meio do Centro Meteorológico de Vigilância Amazônico, TEL: (92) 3652-5375 e (92) 3652- 5374
  • [6] DCL
  • [7] Autoatendimento
  • [9] Para Informações Aeronáuticas adicionais consultar o Centro de Informação Aeronáutica AMAZÔNICO (C-AIS AZ), Recebimento de PLN e MSG de atualização TEL: (92) 3652-5955 e (92) 3652-5965.
  • [10] CMA e CMM Autoatendimento.
  • [11] Dúvidas sobre a utilização do Portal www.redemet.aer.mil.br e solicitação de briefing e demais informações operacionais meteorológicas consultar o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) pelos TEL: (21) 2174-7312, (21) 2174-7310, (21) 2174-7306, (21) 2174-7303, (21) 3475-9922; e TF3: 926-403 e 926-404.
  • [13] AIS CIV HR SER 1000-2000. Demais dias e HR SER prestado pelo Centro de Informação Aeronáutica Amazônico (CAIS-AZ) pelo TEL: (92) 3652-5955 ou 36525965.
  • [14] Aceita PLN e suas atualizações por TEL: (91) 3210-6382 (DLY 1000-2000)