Comparativo de Emendas ROTAER

Legenda: Adicionado Retirado
Marechal Cunha Machado ( SBSL ) / SÃO LUÍS, MA 02 35 13S/044 14 10W
AD INTL PUB CCR AEROPORTOS 13SE UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 54 (177)

09 - L12 - ( 1464x45 ASPH 39/F/B/X/T L14 , L15 ) - L12 - 27

06 - L9 [1] , L12A - ( 2385x45 ASPH ASPH 52/F/B/X/T L14A , L15 ) - L9 [8] , L12A - 24

SBAZ (CINDACTA 4)
COM -
TORRE [3] 118.900
ATIS [2]
RDONAV -
ILS/DME 06 ISL 109.3 0234.70S/04413.70W
VOR/DME SLI 113.5 0235.35S/04414.40W
CMB- [4] [5] PF TF SER - S5   RFFS - CAT - 7
MET - MET CIVIL –

[6] [7]

AIS - [6] [9] AIS CIVIL – [6] [9]

RMK -

DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Compulsória autorização prévia da concessionária com 02 (duas) HR de antecedência à operação THRU preenchimento de Formulário de Reserva de Pátio e Isenção para ACFT de aviação geral quando (1) ACFT nunca operou no AD em questão sob gestão da CCR Aeroportos; (2) ACFT tiver matrícula internacional e (3) ACFT de aviação geral que necessite reserva de pátio. Formulário disponível no link Aviação Geral, no final da página principal, do site www.ccraeroportos.com.br. O Centro de Operações Aeroportuárias (APOC) enviará para o e-mail cadastrado a autorização. Quando necessário, serão solicitados ajustes na programação e esses deverão ser regularizados em até 30 MIN antes da operação, caso contrário a solicitação será cancelada. Em caso de contingência, contatar: apoc.slz@grupoccr.com.br.
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO
  1. OBS OBST (torre de telefonia celular) ELEV 323FT, DIST 5143M THR 06, AZM 050DEG
  2. OBS OBST (antena) DIST 6402M da THR 24, AZM 057DEG, ELEV 341.20FT
  3. OBS OBST (TORRE DE TELEFONIA CELULAR) LGTD COORD 023446.91S/0441152.25W ELEV 125.4M MONTADO
  4. OBST (TORRE) LGTD COORD 023614.17S/0441405.66W ELEV 338FT
  5. OBST (TORRE) LGTD COORD 023521.86S/0441130.81W ELEV 430FT
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS PISTAS
  1. RWY 09 e RWY 27 últimos 90M CLSD para LDG/TKOF devido provimento de RESA.
  2. THR 09 deslocada 80M.
  3. RWY 06/24 escorregadia quando molhada.
  4. RWY 06 e RWY 24 últimos 90M CLSD para LDG/TKOF devido provimento de RESA.
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. OBS ACFT em vôo de instrução próximo ao AD
  2. Proibido check de motores nas posições de estacionamento em frente à Sala AIS
  3. ACFT com peso igual ou superior a 5700Kg devem fazer os giros de 180DEG sobre as pistas apenas sobre as partes concretadas
  4. ACFT estacionadas ou em movimento no pátio de aviação geral, imediações do pátio 2, estarão fora do contato visual da torre de controle, devido obstrução causada pela cobertura do terminal de passageiros e pelo corredor de embarque nº 1
  5. Proibida a operação de aeronaves que não disponham de meios que possibilitem comunicação bilateral constante com a torre de controle
  6. O aeroporto pode ser utilizado regularmente por aeronaves compatíveis com o código de referência 4D ou inferior
  7. RWY 06/24 - Código de Referência: 4D;
    RWY 09/27 - Código de Referência: 4C
PROCEDIMENTOS DE VOO
  1. Tipo de operação por pista/cabeceira:
    Cabeceira 06: VFR Diurno/Noturno e IFR precisão CAT I Diurno/Noturno;
    Cabeceira 24: VFR Diurno/Noturno e IFR Não-precisão Diurno/Noturno;
    Cabeceira 09: VFR Diurno/noturno;
    Cabeceira 27: VFR Diurno/noturno
  2. RWY 06/24 AUTH giro 180 DEG para ACFT com envergadura igual ou superior 28.7M somente nas THR
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. ACFT com peso acima de 20 toneladas ficam condicionadas OPR reboque na DEP PRKG.Caberá ao OPR garantir AVBL meios próprios ou contratados para realizar tal operação
  2. ACFT com peso acima de 20 toneladas, quando ocupando as posições de estacionamento nº 4 ou 5, somente deverão acionar motores após conclusão de operação de “push back”
  3. No atendimento de voos INTL, os operadores aéreos deverão solicitar os serviços referentes as formalidades de alfândega, imigração, ministério da agricultura, pecuária e abastecimento e vigilância sanitária com no mínimo 48h de antecedência, para deliberação dos órgãos públicos.
  4. Proibido PLN e suas atualizações por radiotelefonia
  5. ACFT MIL fazer CTC prévio nos TEL: (98) 3311-9139 para a utilização do pátio de estacionamento do CLA, tendo em vista restrições de operação no referido pátio, que tem capacidade máxima de manobra para duas aeronaves do porte do EMB110, e capacidade máxima do hangar para duas aeronaves do porte do Cessna 208
  6. OBS concentração de urubus nas vizinhanças do AD principalmente nas APCH para as RWY 06/24 e 09/27
  7. O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4D ou inferior.
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
06 2295 2385 2295 2295 -24,59 S 02 35 49
W 044 14 36
24 2295 2385 2295 2295 -24,53 S 02 34 49
W 044 13 48
09 1374 1464 1374 1294 -24,59 S 02 35 18
W 044 14 30
27 1374 1384 1374 1374 -24,54 S 02 35 03
W 044 13 48
COMPL -
  • [1] MEHT:70FT
  • [2] Somente D-ATIS
  • [3] DCL
  • [4] (DLY 0900-0100) - O/R: SHELL
  • [5] PETROBRÁS H24
  • [6] AUTOATENDIMENTO
  • [7] Dúvidas sobre a utilização do Portal www.redemet.aer.mil.br e solicitação de briefing e demais informações operacionais meteorológicas consultar o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) pelos TEL: (21) 2174-7312, (21) 2174-7310, (21) 2174-7306, (21) 2174-7303, (21) 3475-9922; e TF3: 926-403 e 926-404.
  • [8] MEHT: 56FT
  • [9] Para Informações Aeronáuticas adicionais consultar o Centro de Informação Aeronáutica AMAZÔNICO (C-AIS AZ), Recebimento de PLN e MSG de atualização TEL: (92) 3652-5955 e (92) 3652-5965.