GEN 3.2 CARTAS AERONÁUTICAS


1 RESPONSÁVEIS PELO SERVIÇO

1.1. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é a Organização responsável por normatizar, planejar, coordenar e controlar as atividades de elaboração e distribuição das cartas aeronáuticas; bem como elaborar o Calendário Unificado de Publicações do DECEA e mantê-lo atualizado e em conformidade com as necessidades operacionais e com as capacidades técnicas do SISCEAB; emitir as diretrizes de liberação, supervisionar as atividades de elaboração e do cumprimento do Programa de trabalho para publicação das Cartas Aeronáuticas – PROCAR.
1.2. O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) é a Organização responsável por elaborar, cumprir e dar publicidade ao PROCAR; confeccionar as cartas aeronáuticas em consonância com o PROCAR e com os requisitos estabelecidos em Norma específica; cumprir os prazos previstos no Calendário Unificado de Publicações do DECEA e disponibilizar no AISWEB as cartas aeronáuticas destinadas ao uso da aviação em geral, relacionadas na página GEN 3.2.2.
1.3. As cartas aeronáuticas cobrem todo o espaço aéreo que superpõe o território nacional, incluindo águas territoriais e jurisdicionais. Além desses limites, elas cobrem, também, outros espaços que tenham sido objeto de acordo internacional de navegação aérea. No AISWEB podem ser obtidas as cartas apropriadas para o planejamento de um voo.

Na confecção das cartas aeronáuticas, sob a responsabilidade da DECEA, são aplicáveis as normas, os métodos recomendados, bem como os procedimentos indicados no Anexo 4 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional e o Doc 8168/611, Operações de Aeronaves (Configurações dos circuitos de espera e procedimentos de aproximação por instrumentos).

As diferenças relativas às cartas aeronáuticas estão na subseção GEN 1.7.

2 ATUALIZAÇÃO DE CARTAS

2.1. As cartas aeronáuticas publicadas na AIP são atualizadas através de AIP AMDT. As cartas aeronáuticas não publicadas na AIP são igualmente atualizadas através AIP AMDT, porém, tais correções são encontradas na GEN 3.2.14.

A informação relativa ao planejamento ou publicação de novos mapas e cartas é divulgada através de uma Circular de Informação Aeronáutica.
2.2. Se for verificada alguma incorreção nas cartas aeronáuticas que seja importante para as operações, essa deverá ser informada a um órgão AIS, o qual tomará as medidas cabíveis para a correção ou através do FALE CONOSCO SAC-DECEA, disponível em www.aisweb.decea.mil.br

3 DISPONIBILIZAÇÃO DAS CARTAS

4 TIPOS DE CARTAS DISPONÍVEIS

4.1 Séries de Cartas Aeronáuticas produzidas

a) Carta de Rotas (ENRC)
b) Carta de Área (ARC)
c) Carta de Chegada Padrão por Instrumentos (STAR)
d) Carta de Aproximação por Instrumentos (IAC)
e) Carta de Aproximação Visual (VAC)
f) Carta de Saída por Instrumentos (SID)
g) Carta de Altitude Mínima de Vigilância ATC (ATCSMAC)
h) Carta de Aeródromo (ADC)
i) Carta de Obstáculos de Aeródromo - Tipo A (AOC Tipo A) 
j) Carta Topográfica de Aproximação de Precisão (PATC)
k) Carta de Estacionamento de Aeronaves (PDC)
l) Carta de Movimento em Solo para Aeronaves (AGMC)
m) Carta Aeronáutica Mundial (WAC)
n) Carta de Navegação Aérea Visual (CNAV)
o) Cartas de Corredores Visuais (REA, REH, REAST, REUL)
p) Carta Aeronáutica de Pilotagem (CAP)

4.2 Descrição geral de cada série

a) Carta de Rotas
Esta carta proporciona informações que facilitam a navegação ao longo das rotas ATS, de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Serviço de Tráfego Aéreo.
b) Carta de Área
Esta carta proporciona informações detalhadas das áreas terminais que facilitam as transições entre o voo em rota e a aproximação para um aeródromo; entre uma aproximação perdida e o voo em rota; e a aproximação para um aeródromo, através de áreas terminais com estruturas complexas de rotas ATS.
c) Cartas de Chegada Padrão por Instrumentos
Tem por finalidade proporcionar à tripulação de voo a informação que lhe permita seguir a rota de chegada padrão por instrumentos designada, desde a fase em rota até a fase de aproximação.
d) Carta de Aproximação por Instrumentos
Esta carta proporciona informações que permitem a execução de um procedimento de aproximação por instrumentos, para uma ou mais pistas de pouso de um aeródromo, incluindo os procedimentos de aproximação perdida e, quando pertinentes, os circuitos correspondentes de espera.
e) Carta de Aproximação Visual
Esta carta proporcionará às tripulações de voo informações que lhes permitirão passar da fase de voo em rota e de descida para a fase de aproximação de aterrissagem na pista planejada, mediante referências visuais.
f) Carta de Saída por Instrumentos
Esta carta fornece as informações necessárias para a execução de um voo por instrumentos entre a fase de decolagem e a fase em rota. É disponibilizada aos aeródromos que operam por instrumentos.
g) Carta de Altitude Mínima de Vigilância ATC
Esta carta fornecerá à tripulação de voo informações que lhes permitirão monitorar e verificar as altitudes atribuídas por um controlador usando um sistema de vigilância ATS.
h) Carta de Aeródromo
Esta carta proporcionará às tripulações de voo informações que facilitem o movimento das aeronaves em solo, desde a posição de estacionamento da aeronave até a pista e da pista até posição de estacionamento de aeronaves.
i) Carta de Obstáculo de Aeródromo – Tipo A
Esta carta, em conjunto com as informações publicadas na AIP, contém informações que auxiliam a tomada de decisão em condições de limitação de operação da aeronave.
j) Carta Topográfica de Aproximação de Precisão
Esta carta fornecerá informações detalhadas do perfil do terreno (incluindo objetos naturais e artificiais) dentro de uma porção definida da aproximação final que permitirá avaliar o efeito de terreno sobre a determinação da altura de decisão.
k) Carta de Estacionamento de Aeronaves
Esta carta proporciona as informações necessárias para facilitar o movimento das aeronaves em solo, entre as pistas de táxi e as posições de estacionamento nos pátios e vice-versa.
l) Carta de Movimento em Solo para Aeronaves
Esta carta suplementar oferece à tripulação de voo informações detalhadas para facilitar a movimentação de aeronaves nas áreas de movimento e de manobra do aeródromo: de/para os pontos de estacionamento/atracação de aeronaves.
m) Carta Aeronáutica Mundial
Esta carta proporciona informações que satisfazem às necessidades da navegação aérea apoiada por referência visual. Além disso, a WAC dispõe de informações que podem ser utilizadas para fins de planejamento prévio de voo e ainda como base para a confecção de outras cartas que se destinam à navegação aérea.
n) Carta de Navegação Aérea Visual
Estas cartas proporcionam aos pilotos informações que satisfazem as necessidades da navegação apoiada por referência visual de baixa velocidade, curtas ou médias distâncias e baixas ou médias altitudes, podendo ser utilizada como base para a produção de WAC e na realização de planejamentos de voo. Caso a área da carta seja totalmente desprovida de base cartográfica, será feita uma Carta Imagem (CINAV), ou seja, com imagens de satélite, contendo somente informações planimétricas,isenta de informações altimétricas.
o) Carta de Corredores Visuais
As cartas de Rotas Especiais de Aeronaves em Voo Visual (REA) e Rotas Especiais de Helicóptero em Voo Visual (REH) são confeccionadas para áreas em que seja necessário ordenar o uso do espaço aéreo para voos visuais, conforme demanda do órgão de controle. As cartas de Rotas Especiais de Aeronaves Sem Transponder (REAST) são confeccionadas para áreas com vigilância ATS, conforme demanda do órgão de controle.
As cartas de Rotas Especiais para Ultraleves (REUL) são confeccionadas para áreas destinadas a voo de ultraleves, por demanda do interessado ou do órgão de controle
p) Carta Aeronáutica de Pilotagem
As Cartas Aeronáutica de Pilotagem (CAP) destinam-se a atender às necessidades do voo visual para operações aéreas a baixas altitudes e a curtas distâncias, no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB), que exijam peculiaridades da representação de referências visuais em escala. Atende também, a outras atividades da aviação civil de pequeno porte. Uma carta-imagem (CIAP) é fornecida para áreas desprovidas de cartas topográficas produzidas pelo IBGE ou pela Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG). A CIAP é constituída por mosaico de imagens de satélite com informações de toponímia de hidrografia e planimetria, além do tema aeronáutico aplicado sobre a imagem.

5 LISTA DE CARTAS AERONÁUTICAS DISPONÍVEIS

5.1 Lista geral

As séries de cartas assinaladas com asterisco (*) fazem parte da AIP.
TÍTULO DA SÉRIE
TITLE OF SERIES
ESCALA
SCALE
NOME ou NÚMERO
NAME or NUMBER
ENRC*
Carta de Rotas
Enroute Chart
1:2.000.000 BRASIL L1/L2, L3/L4 L5/L6, L7/L8 e L9
BRASIL H1/H2, H3/H4 H5/H6, H7/H8 e H9
ARC*
Carta de Área Area Chart
Variando entre 1:500.000 e 1:1.000.000 Ranging between 1:500.000 1:1.000.000 TMA ACADEMIA, TMA AMAZÔNICA, TMA ANÁPOLIS, TMA BELÉM, TMA BELO HORIZONTE, TMA BRASÍLIA, TMA CURITIBA, TMA FLORIANÓPOLIS, TMA FORTALEZA, TMA FOZ, TMA MACAÉ, TMA MANAUS, TMA NATAL, TMA PORTO ALEGRE, TMA RECIFE, TMA RIO DE JANEIRO, TMA SALVADOR, TMA SANTA MARIA, TMA SÃO PAULO e TMA VITÓRIA.
STAR*
Carta de Chegada Padrão por Instrumentos
Standard Instrument Arrival (STAR)*
Variando em torno de 1:900.000 Ranging around 1:900.000 Ver part 3 - AD e AISWEB (Cartas)
See part 3 - AD and AISWEB (Charts)
IAC*
Carta de Aproximação por Instrumentos Instrument Approach Chart
Variando em torno de 1:450.000 Ranging around 1:450.000 Ver part 3 - AD e AISWEB (Cartas)
See part 3 - AD and AISWEB (Charts)
VAC*
Carta de Aproximação Visual
Visual Approach Chart
Variando em torno de
1:250.000
Ranging around
1:250.000
Ver part 3 - AD e AISWEB (Cartas)
See part 3 - AD and AISWEB (Charts)
SID*
Carta de Saída por Instrumentos
Standard Instrument Departure Chart
Variando em torno de
1:900.000
Ranging around
1:900.000
Ver part 3 - AD e AISWEB (Cartas)
See part 3 - AD and AISWEB (Charts)
ATCSMAC*
Carta de Altitude Mínima de Vigilância
ATC
ATC Surveillance Minimum Altitude Chart
Variando em torno de
1:900.000
Ranging around
1:900.000
Ver AISWEB (Cartas)
See AISWEB (Charts)
ADC*
Carta de Aeródromo
Aerodrome Chart
Variando entre 1:5.000 e
1:15.000
Ranging between 1:5.000
and 1:15.000
Ver part 3 - AD e AISWEB (Cartas)
See part 3 - AD and AISWEB (Charts)
AOC Tipo/Type A*
Carta de Obstáculos de Aeródromo / Tipo A
Aerodrome Obstruction Chart / Type A
Variando entre 1:2.000 e
1:15.000
Ranging between 1:2.000
and 1:15.000
Ver part 3 - AD e AISWEB (Cartas)
See part 3 - AD and AISWEB (Charts)
PATC*
Carta Topográfica de Aproximação de
Precisão
Precision Approach Terrain Chart

1:2.500
Ver part 3 - AD e AISWEB (Cartas)
See part 3 - AD and AISWEB (Charts)
PDC*
Carta de Estacionamento de Aeronave
Aircraft Parking/Docking Chart
Variando de acordo com
o pátio
Raging according to the
apron
Ver part 3 - AD e AISWEB (Cartas)
See part 3 - AD and AISWEB (Charts)
AGMC*
Carta de Movimento em Solo para
Aeronaves
Aerodrome Ground Movement Chart
Variando de acordo com
a área de movimento
Raging according to the
movement area
Ver part 3 - AD e AISWEB (Cartas)
See part 3 - AD and AISWEB (Charts)
WAC
Carta Aeronáutica Mundial
World Aeronautical Chart
1:1.000.000 Ver listagem de WAC abaixo e AISWEB (Cartas)
See WAC list below and AISWEB (Charts)
CNAV
Carta de Navegação Aérea Visual
Visual Air Navigation Chart
1:500.000 Ver listagem de CNAV/CINAV abaixo e AISWEB (Cartas)
See CNAV/CINAV list below and AISWEB (Charts)
REA, REAST, REH
Cartas de Corredores Visuais
Visual Corridors Charts
Escala variada
Variable scale
Ver listagens de REA, REAST e REH abaixo e AISWEB (Cartas)
See REA, REAST and REH lists below and AISWEB (Charts)
CAP
Carta Aeronáutica de Pilotagem
Aeronautical Pilotage Chart
1:250.000 Ver listagem de CAP/CIAP abaixo e AISWEB (Cartas)
See CAP/CIAP list below and AISWEB (Charts)


 

5.2 Listagem de WAC, CNAV/CINAV, CAP/CIAP, REA, REAST e REH disponíveis

A lista de verificação das Cartas WAC, CNAV/CINAV, CAP/CIAP, REA, REAST e REH pode ser consultado em  https://aisweb.decea.mil.br/?i=cartas&p=visuais. O mapa-índice de WAC e CNAV pode ser visualizado abaixo, em GEN 3.2.6.

6 ÍNDICE DE CARTA AERONÁUTICA MUNDIAL (WAC) 1:1.000.000 E
DE CARTA DE NAVEGAÇÃO AÉREA VISUAL (CNAV) 1:500.000

CARTA AERONÁUTICA MUNDIAL / WORLD AERONAUTICAL CHART (WAC)

 


Atualizado em/Updated on: 22 NOV 25

Também disponível em/Also available at:  https://aisweb.decea.mil.br/?i=cartas&p=visuais
CARTA DE NAVEGAÇÃO AÉREA VISUAL / VISUAL AIR NAVIGATION CHART (CNAV)

CARTA-IMAGEM DE NAVEGAÇÃO AÉREA VISUAL / VISUAL AIR NAVIGATION IMAGE-CHART (CINAV)

 


Atualizado em/Updated on: 22 NOV 25

Também disponível em/Also available at:  https://aisweb.decea.mil.br/?i=cartas&p=visuais

7 CARTAS TOPOGRÁFICAS

Não se Aplica.

8 CORREÇÕES DAS CARTAS QUE NÃO SÃO
PUBLICADAS NA AIP

As Cartas que estão assinaladas com asterisco estão
contidas na AIP.
Número e nome das Cartas/
Charts number and name
Correção/
Correction
Coordenadas/
Coordinates


CAP 9095
RIO UATUMÃ
 Plotar obstáculo (TORRE ESTAIADA), com altitude de 1600FT.Em virtude da inclusão, corrigir altitude máxima da quadricula de 1 0 para 1 9.
Plot OBST (GUYED TOWER), with altitude 1600 FT. Due to the inclusion, revise grid maximum altitude from 1 0 to 1 9.


020838S/ 0590000.05W


CAP 9105
SÃO LUÍS
No paralelo que intercepta as longitudes 44º 00' W e 44º 30'W, corrigir a coordenada de latitude 22º 30' S para 2º 30' S.
Revise latitude coordinate of 22°30´S to 02°30´S, at the point where the parallel intercepts longitudes 44°00´W and 44°30´W.


0230S/ 4430W
CAP 9150
CODÓ


Alterar as coordenadas de longitude do meridiano de 43°00' W que interceptam os paralelos de 04°00' S e 05°00' S para 43°30' W.
Change the longitude coordinates of the 43°00' W meridian that intersect the parallels of 04°00' S and 05°00' S to 43°30' W.

Alterar a coordenada de longitude do meridiano de 43°15' W que intercepta o paralelo de 05°00' S para 43°45' W.
Change the longitude coordinate of the 43°15' W meridian that intersect the 05°00' S parallel to 43°45' W. 

 


0400S/ 4330W 0500S/ 4330W

 

0500S/ 4345W

 


CAP 9410 LUZIÂNIA
Plotar OBST (antena), com altitude topo 4489FT, altura 387FT, nas coordenadas 160140S/0475858W.
Plot OBST (antenna), top altitude 4489FT, height 387FT, within coordinates 160140S/0475858W.


160140S/ 0475858W


CAP 9458 CAMPO GRANDE
Corrigir as coordenadas do aeródromo SÍTIO POUSO DO AVIADOR (SSAY) de 2002.73S/05428.93W para 2029.08S/05428.54W.
Revise coordinates of SÍTIO POUSO DO AVIADOR (SSAY) aerodrome from 2002.73S/05428.93W to 2029.08S/05428.54W.


2029.08S/ 05428.54W


CAP 9460
TRÊS LAGOAS
Corrigir o nome da fazenda Ouriçanga, posicionada nas coordenadas 202513S/0512643W, para Faz. Ourissanga, MG SJEE.
Revise name from Fazenda Ouriçanga, located within coordinates 202513S/0512643W, to Faz. Ourissanga, MG, SJEE.


202513S/ 0512643W


CAP 9486 BAURU
Corrigir as coordenadas do meridiano 49º 30’W para 48º 30’W coordenadas152430S / 0483000W.
Revise meridian value from 49º30’W to 48º30’W with coordinates 152430S/0483000W.


152430S/ 0483000W
CCV/TMA/RJ Plotar obstáculo (antena), com altitude de 518FT, nas coordenadas 224653S/0415708W.
Plot OBST (antenna) with altitude 518FT, with coordinates 224653S/ 0415708W.


224653S/ 0415708W


CNAM 6235 PARNAÍBA


Modificar as coordenadas do NDB URT (URUBURETAMA) de 033535S/ 0391727W para 033508S/0392537W.
Change the coordinates of URT NDB (URUBURETAMA) from 033535S/ 0391727W to 033508S/0392537W.


033508S/ 0392537W


CNAM 6346 CORUMBÁ
Incluir o ponto cotado com valor 1713FT nas coordenadas 183033S/ 0574112W. Em virtude da inclusão, corrigir altitude máxima da quadrícula de 1 para 2.
Include spot elevation with value 1713FT within to the coordinates 180333S/057. Due to the inclusion, revise grid maximum altitude from 1 to 2.


180333S/ 0574112W


CNAM 6347 COXIM


Corrigir o valor da altitude de 883FT para 1841FT nas coordenadas 195932S/0553032W, e a respectiva elevação máxima de quadrícula de 1 para 2.

Revise altitude value from 883 FT to 1841 FT within coordinates 195932S/ 0553032W, and the respective grid maximum elevation from 1 to 2.
Corrigir ainda, nesta carta, a maior elevação conhecida de 2428FT nas coordenadas  1917S/05431W para 2503FT nas coordenadas 1934S/05429W.
Revise on this chart, also, the highest known elevation from 2428 FT within coordinates 1917S/05431W to 2503 FT within coordinates 1934S/05429W.


195932S/ 0553032W

1934S/ 05429W


CNAM 6350 UBERABA
Corrigir valores da interseção da latitude com longitude de 19S/047W para 19S/046W no meridiano 046W.
Revise values for the intersection latitude/longitude from to 19S/047W to 19S/046W on meridian 046W.


19S/ 046W


CNAM 6381 CASCAVEL
Corrigir a maior elevação conhecida de 4380FT nas coordenadas 2512S/ 05115W para 4492FT nas coordenadas 2541S/05121W.
Revise highest known elevation from 4380FT within coordinates 2512S/ 05115W to 4492 FT within coordinates 2541S/05121W.


2541S/ 05121W


CNAV 6283 PETROLINA
Corrigir as coordenadas do aeródromo PAULISTANA/Paulistana, PI (SNLT) para 080959S/0410914W, elevação de 1542FT para 1181FT e indicação do comprimento da RWY de 11 para 10.
Revise coordinates of PAULISTANA/Paulistana aerodrome, PI (SNLT), to 080959S/0410914W, elevation from 1542FT to 1181FT length indication
from 11 to 10.


080959S/ 0410914W


CNAV 6338 PARACATU
Corrigir as coordenadas do aeródromo UNAÍ/Unaí, MG (SNUN) para 162114S/0465537W.
Revise coordinates of UNAI/Unai, MG (SNUN) to 162114S/0465537W.


162114S/ 0465537W


CNAV 6351 BELO
HORIZONTE
Corrigir a elevação do aeródromo SBPR / BELO HORIZONTE/Carlos Prates, MG de 2805FT para 3044FT.
Revise elevation of SBPR/BELO HORIZONTE/Carlos Prates aerodrome, MG, from 2805 FT to 3044 FT.


195433S/ 0435921W
REA TMA FLORIANÓPOLIS Corrigir Espaço Aéreo Condicionado de SBR-556 para SBD-556

272440S/ 0482511W