17L -
L9
[1]
,
L10
,
L12
-
(
1495x45
ASPH
38/F/B/X/U
L14
,
L15
)
-
L9
[1]
,
L10
,
L12
-
35R
17R -
L4
,
L9(2,87)
[1]
,
L10
,
L12A
-
(
1883x45
ASPH
50/F/B/X/T COMP
[2]
[14]
[15]
L14A
,
L15
)
-
L9
[1]
,
L10
,
L12A
-
35L
|
SBBS (CRCEA-SE)
|
RMK - |
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
-
Para operação entre 0200/0900 UTC, o operador da aeronave deve solicitar por e-mail autorizacoesops.sbsp@aenabrasil.com.br para administração do aeroporto, com antecedência MNM de 2hrs a aeronave:
a) transportando ou destinadas a transportar enfermo ou ferido grave;
b) transportando órgãos vitais para transplante humano;
c) engajada em operação de busca e salvamento ou
d) em operação MIL, assim definida pela autoridade competente.
Informações necessárias:
a. Matrícula da Aeronave; Tipo do Equipamento; Nome do Piloto; CANAC do Piloto em Comando; Operador; Contato do Operador (telefone/e-mail); Origem; Destino; Dia e horário do pouso; Dia e horário da decolagem; Hangar de destino; Tipo da operação (SVH, TREN, TROV); Contato para Recovery Kit;
b. Havendo necessidade de acesso de ambulância, incluir: Tipo de Operação (Embarque ou Desembarque); Placa da Ambulância; Nome do passageiro; Nome do condutor; RG do condutor; Nome da equipe médica.
- Horário de funcionamento do aeroporto São Paulo/Congonhas será das 09:00 às 02:00.
SERVIÇOS DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO
- Plano de Remoção de Aeronaves Inoperantes (PRAI): Capacidade para remoção de ACFT 737-MAX 8 - 223 Ton. Acionamento H24 via TEL: +55 11 5090-9001, +55 11 5090-9173 ou +55 11 9 1948-5897 (Centro de Operações de Emergência - COE).
DADOS DE PÁTIOS, PISTAS DE TÁXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
- Movimentação de ACFT na TWY SIERRA sujeita à restrição de velocidade de 15kt (nós) devido à largura estreita e à proximidade de obstáculos móveis na via de serviço paralela.
-
Área PRKG HEL Setor W hangar LIDER, dimensão 26 x 26 M resistência 6,0t. Horário de funcionamento 0900-0000 UTC
- TWY OSCAR limitado OPS ACFT com envergadura máxima de 24M
- PSN P01 do Pavilhão de Autoridades de uso exclusivo para embarque e desembarque, PRB permanência maior que 2 HR.
-
AVBL de PRKG:
01- Compulsória a utilização de “push-back” nas saídas do pátio principal, exceções tratadas com
AD.
02-Será permitido o MAX de 45 MIN para permanência nos boxes de estacionamento para os voos domésticos regulares durante operação de chegada que requerem reboque sequencial.
OBSTÁCULOS DE AERÓDROMO
- OBS OBST (antena) montado distante 5667M THR 17R AZM 023DEG ELEV 3369FT
- OBST MONTADO (MASTRO) LGTD ALT OTP 852,20M (2796FT) AMSL NAS COORD 233836.24S/0463818.37W
- OBST (EDIFICAÇÃO) LGTD COORD 233623.83S/0463820.95W ELEV 864,94M
- OBST MONTADO (MASTRO) NEG LGTD ALT OTP 897,55M (2945FT) NAS COORD 233609.54S/0463749.51W
- OBS OBST (torre) BTN THR 17L e 17R, ELEV 39FT.
- OBS OBST (EDIFICAÇÃO) LGTD COORD 233537.83S/0463818.65W ELEV 876,83M
- OBST MONTADO (MASTRO) LGTD COORD 233654,26S / 0463932,22 ALT 824,0 M (2703,50 FT) .
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA PISTA
- RWY 17R/35L PRB OPS LDG e TKOF de ACFT da aviação geral/executiva com envergadura menor que 14,5M EXC OPS em IMC CAT I
- RWY 17R/35L PRB OPS LDG e TKOF de ACFT da aviação geral/executiva (ACFT Turboélices ou ACFT a Pistão).
ÁREA DE POUSO DE HELICÓPTERO
- Seção RWY 17L/35R na interseção desta com a TWY B, utilizável como área de LDG e DEP de helicópteros
REGULAMENTOS LOCAIS DE AERÓDROMO
- OBS AIC sobre Circulação de ACFT em voo VFR na TMA-SP.
-
LIMITAÇÕES:
01- As ACFT sujeitas aos horários de transporte aéreo (REGISTRO) cumprirão, nos pousos e decolagens, o sequenciamento de tráfego estabelecido pelo órgão ATS;
02- Somente poderão operar ACFT que possam utilizar as duas RWY para decolagem e pouso. Exceto ACFT de voo domésticos regulares de passageiros e ACFT transportando enfermos e órgãos vitais;
03- A operação de ACFT de asas fixas só será permitida com dois pilotos, exceto as ACFT de CAT TPP, desde que operada por piloto de linha aérea (PLA).
- ACFT aviação geral deverá COORD com antecedência mínima de 02 horas da sua operação, junto ao Centro de Operações Aeroportuárias - COA SBSP, através do Formulário eletrônico no Link https://forms.office.com/r/4vUbiGXKJn
- Com finalidade de permitir saída ACFT prontas para DEP nos HR próximos ao
fechamento do AD, poderá ser suspensa APCH ACFT que ainda não tenham
atingido o auxílio básico do procedimento de modo a garantir o pouso em
Congonhas até as 01:45 UTC
- PROC especiais ATC:
01- Por necessidade do fluxo do TFC na TMA SP e/ou no AD, a sequência de acionamento e TAX será dada pelo GNDC São Paulo;
02- Nos horários de alta densidade de TFC, será requerido que as ACFT efetuem suas OPS de DEP e ARR com o MNM possível de tempo de ocupação da RWY em uso;
03- O APP São Paulo poderá vetorar as ACFT em FLT IFR para APCH visual sempre que as condições MET estiverem igual ou acima de 5KM VIS e 1000FT de teto. Nessa situação, será mantido o FPL IFR da ACFT até o piloto em comando declarar CTC visual com a RWY em uso;
04- Nas OPS de ARR, os pilotos não reportarão para a TWR São Paulo a condição de trem de pouso. EXC situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
- Em Condições Meteorológicas de Voo por Instrumento (IMC), proibidas operações de táxi de aeronaves com letra de código de referência "B" na pista de táxi "S",
enquanto houver operação de pouso ou decolagem de aeronaves classificadas com
número de código de referência 1 ou 2 na pista de pouso e decolagem 17L/35R.
- Enquanto houver operação de aeronaves código 3 na pista 17L/35R, proibida a
utilização da pista de táxi "S" por aeronaves.
- Movimentação de aeronaves na pista de táxi "N" sujeita à restrição de velocidade
de 15 kt (nós) devido à separação desta para a pista de táxi "M" e para a linha de
segurança do pátio 3.
- OBS área de operação SIMUL de ACFT e HEL na FNA da RWY 17 de São Paulo/ Congonhas (Área de Controle Helicóptero), descrita e regulada em AIP Brasil SBSP AD 2.22(Procedimentos para os voos VFR dentro da CTR e Rotas VFR dentro da CTR).
PROCEDIMENTOS DE VOO
- Separação composta poderá ser aplicada na APRX final da RWY 17 e/ou rampa de TKOF da RWY 35 de São Paulo Congonhas (SBSP), entre ACFT IFR e HEL VFR em voo na área de controle HEL. Separação composta MIN a ser empregada: 2,5NMx500FT.
- O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 4C ou inferior;
- Pista de pouso e decolagem 17R/35L - Código de referência: 4C;
- Cabeceira 17R: VFR Diurno/Noturno e IFR Precisão CAT I Diurno/Noturno; e
- Cabeceira 35L: VFR Diurno/Noturno e IFR Precisão CAT I Diurno/Noturno;
- Pista de pouso e decolagem 17L/35R - Código de referência: 2B
- Cabeceira 17L: VFR Diurno/Noturno e IFR Não-Precisão Diurno/Noturno; e
- Cabeceira 35R: VFR Diurno/Noturno e IFR Não-Precisão Diurno/Noturno;
INFORMAÇÃO ADICIONAL
- OPS de ACFT com número de RCD do AD 3 na RWY 17L/35R somente em Condições Meteorológicas Visuais (VMC).
- THR 17R deslocada em 103M.
- THR 35L deslocada em 27M.
- Mediante ativação de AD COOR por meio de NOTAM, há a necessidade de pedido prévio de SLOT, via Central Integrada de Slots pelo PORTAL OPERACIONAL no link: HTTP://PORTAL.CGNA.GOV.BR/ ou pelo TEL: (21) 2174-7500.
- Quando a serviço de Estado (pátrio ou estrangeiro) AD AVBL para OPR LAND/TKOF INTL necessitando de prévia comunicação à administração aeroportuária e dessa para a ANAC, com antecedência mínima de 24 horas (considerando finais de semana e feriados nacionais)
- AD não utilizável como alternativa
- A TWR SÃO PAULO não informará a hora de DEP às ACFT. A instrução quanto à frequência do próximo órgão a ser chamado após a DEP e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de decolagem. Salvo em situações excepcionais, as ACFT deverão manter escuta da FREQ da TWR até o cruzamento da THR oposta à RWY de DEP.
-
Proibições:
01- Planos de voo visuais de ACFT de asas fixas com DEST ou origem neste AD.
02- FLT de treinamento.
03- FLT cargueiros, EXC voos exclusivos para o transporte de malotes bancários.
04- Experiências e cheques com quaisquer tipos de ENG de ACFT BTN 0100-1000 UTC.
05- Aeronaves CAT A proibido OPS LDG e TKOF na RWY 17L/35R de MON/TUE TIL FRI/SAT de 1000-1300 e 2200-0000, EXC ACFT cumprindo MEDEVAC, ACFT MIL e ACFT que operam segundo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 121 e 135.
-
Sistema de desaceleração de aeronaves (EMAS) RWY 35L: 72M x 45M.
-
Sistema de desaceleração de aeronaves (EMAS) RWY 17R: 64M X 45M.
-
THR RWY 35R deslocada em 60M.
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
- OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
-
RWY |
TORA(m) |
TODA(m) |
ASDA(m) |
LDA(m) |
ALT. GEOIDAL(m) |
COORDENADAS |
17L |
1345 |
1345 |
1345 |
1195 |
-2,22 |
S23 37 15 W046 39 29 |
35R |
1345 |
1345 |
1345 |
1195 |
-2,23 |
S23 37 52 W046 39 03 |
17R |
1760 |
1883 |
1760 |
1660 |
-2,22 |
S 23 37 15 W 046 39 38 |
35L |
1760 |
1883 |
1760 |
1660 |
-2,23 |
S 23 38 03 W 046 39 04 |
Medidas de Runway Distance Remaining Signs (RDRS) para a 17L/35R:
-
Painel (Sign) |
Distância de RWY Remanescente(ft) |
Distância de RWY Remanescente(m) |
3 |
3455 |
1053 |
2 |
2454 |
748 |
1 |
1453 |
443 |
Medidas de Runway Distance Remaining Signs (RDRS) para a 17R/35L:
-
Painel (Sign) |
Distância de RWY Remanescente(ft) |
Distância de RWY Remanescente(m) |
5 |
5077 |
1548 |
4 |
4077 |
1243 |
3 |
3076 |
938 |
2 |
2075 |
633 |
1 |
1170 |
357 |
|
|